Sicoob promove ações para diminuir o uso de papel - Nacional
null Sicoob promove ações para diminuir o uso de papel
O ano de 2019 foi um marco para diminuição do uso de papel no Sicoob. Isso porque a instituição cooperativa focou em reduzir o envio impresso das faturas dos cartões Sicoobcard que consumiam, mensalmente, 18 milhões de litros de água e mais de 238 troncos de eucalipto.
Para diminuir o custo ambiental desse envio, a instituição iniciou os trabalhos em agosto quando lançou um novo modelo de fatura digital focada na experiência do usuário permitido um acesso responsivo, com um design moderno, informações simplificadas e um plus que foi o gráfico de consumo onde o portador pode conferir como ele utilizou o cartão naquele mês.
Com o novo modelo no ar, a instituição iniciou a fomentação da fatura digital com uma campanha para os cooperados com foco no uso consciente dos recursos naturais que foi divulgada nas redes sociais e canais internos de comunicação com o cooperados.
Porém, para obter um resultado ainda mais expressivo, o Sicoob não parou por aí. Foi lançado uma ação de incentivo interno para as agências também se engajassem no fomento a adesão da fatura digital.
Todas essas ações representaram uma economia mensal de 5.2 milhões de litros de água e 69 troncos de eucalipto*. Hoje, metade da base do Sicoobcard já utiliza a fatura digital. Os números são expressivos e mostram que um ato simples como trocar a fatura impressa pela digital ajuda o meio ambiente.
E é apenas o início, o objetivo é continuar na mudança de cultura em 2020 com o intuito de utilizar a tecnologia para um mundo mais sustentável.
O sucesso dessas ações reflete também o alinhamento dos valores do Sicoob, das cooperativas e dos cooperados. Todos preocupados com o meio ambiente e dispostos a lutar por um mundo melhor.
* Os valores utilizados como base para o cálculo foram divulgados pela organização mundial Water Footprint Network e por um estudo da revista O Papel.