Mais de 200 estudantes participaram de concurso cultural sobre o cooperativismo - Nacional
null Mais de 200 estudantes participaram de concurso cultural sobre o cooperativismo
O Concurso Cultural do Instituto Sicoob movimentou escolas de Valente, Quixabeira, Nova Fátima, Conceição do Coité, Retirolândia, Gavião, Tucano, Jequié, Feira de Santana, Salvador e Ribeira Pombal, todos municípios da área de atuação do Sicoob Coopere. As atividades realizadas entre os meses de agosto e novembro envolveram 234 estudantes e 31 professores, do 3º e 5° ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Na Bahia, o concurso envolveu 2.812 alunos de 57 escolas.
Com o tema “cooperativismo, uma forma de viver”, o objetivo do concurso cultural foi difundir o conceito e fortalecer a cultura da cooperação. Para isso, os alunos do 3° ano se expressaram através de desenhos, enquanto os alunos do 5° ano produziram textos narrativos.
Para a seleção local, os seis finalistas, três de cada categoria, foram premiados com um kit escolar e Poupanças Sicoob no valor de R$ 250,00. Eles se classificaram automaticamente para a etapa estadual do concurso que se encerrará com a premiação nacional.
Segundo a aluna do Centro Municipal de Educação Brincando e Aprendendo, de Valente, Lavínia Afonso Rodrigues, “eles me ensinaram como economizar dinheiro e sobre que não se pode gastar dinheiro à toa. É muito interessante, gostei muito”.
Na opinião da professora do Centro, Naildesnara Vieira de Jesus, “é um assunto muito importante. Eu já havia comentado antes com minha turma, a importância de se poupar e economizar seu dinheiro. Foi um momento muito bom onde as crianças tiveram a oportunidade de expressar o seu conhecimento”.
O aluno Tiago Oliveira, da Escola Municipal João Campos, de Nova Fátima mandou um áudio para o Sicoob Coopere. “Fiquei muito feliz por participar do concurso e não imaginava que seria um ganhador”, resumiu.
Para a professora do Colégio Kolping CEI de Ribeira do Pombal, Denise Varjando “a experiência do concurso é magnifica, nossos alunos tiveram motivação, conhecimento, autovalorização, independência e desenvolvimento. Eles pesquisaram, estudaram, elaboraram e produziram uma bela arte com o tema cooperativismo, o que despertou bastante o interesse das nossas crianças”.
Segundo Talma Pinheiro, a diretora da escola Thaiane Pinheiro “a troca da experiência de cada um ao produzir o seu desenho ou a sua redação foi um momento maravilhoso”.
Saiba mais em www.institutosicoob.org.br