Na última terça-feira, 30, o tema “educação financeira” fez parte das discussões da Semana de Integração do Centro de Educação Profissionalizante Lidina Estrela, de Conceição do Coité, Bahia.
Com a presença do prefeito municipal, Francisco de Assis, da diretora Alenaide Lima, da coordenadora de ensino Elcione Araújo, professores e estudantes dos cursos técnicos em administração, o analista de comunicação social do Sicoob Coopere, Ney Carlos Silva levou aos participantes provocações e informações para estimular as pessoas a terem uma relação mais saudável com o dinheiro. “Discutir sobre educação financeira é sempre um desafio, afinal, envolve uma mudança cultural em relação ao consumo de bens e serviços. Somos estimulados o tempo todo a comprar sem antes analisar a nossa capacidade financeira, por isso, temos que adotar algumas técnicas. A principal delas é fazer o orçamento mensal, assim iremos entender os nossos hábitos de consumo, definir as prioridades e objetivos, organizar e tranquilizar a vida financeira, administrar imprevistos e consumir de forma contínua e crescente”.
![](/documents/56958794/0/1.jpg/9355ee9c-7bbd-6c99-8029-29128875ca1c?t=1686577797743)
Como forma de facilitar a elaboração do orçamento mensal, Ney Carlos apresentou o Sicoob Minhas Finanças. O aplicativo gratuito é destinado a qualquer pessoa que queira fazer a gestão de suas finanças pessoais com mais praticidade e eficiência.
Outro tema abordado no evento foi a criação da Cooperar, Associação de Catadores de Coité, com o palestrante, Manoel Basílio Oliveira Rodrigues, que terá como missão implantar o programa de coleta seletiva no município.