O poder público e a sociedade civil de Nordestina, Bahia, iniciaram o diálogo com o Sicoob Coopere para a abertura de uma agência da cooperativa naquele município. O primeiro contato aconteceu dia 08 de fevereiro com a visita do prefeito de Nordestina, Erivaldo Soares, a sede do Sicoob Coopere, em Valente, Bahia. O gestor foi recebido pelo diretor geral, Ranúsio Cunha.
O encontro teve como resultado a realização de uma audiência pública, no último dia 05 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Nordestina com a participação do prefeito, vereadores, do diretor geral e do diretor administrativo do Sicoob Coopere, Ranúsio Cunha e Decivaldo Oliveira, respectivamente, além da sociedade civil. Na oportunidade, Ranúsio fez a apresentação institucional do Sicoob e tirou dúvidas relacionadas ao maior sistema cooperativo de crédito do Brasil.
Segundo o prefeito Erivaldo, a população e a economia do município têm sofrido com a ausência de uma agência que ofereça todos os serviços financeiros que a comunidade necessita e que por isso buscou o diálogo com o Sicoob. Em suas considerações, o presidente da Câmara de Vereadores, Marivaldo Ferreira de Oliveira, o gerente geral da Lipari Mineração, Christian Schobbenhaus e o empresário, Thiago Marques Macário reforçaram sobre a necessidade e importância de uma agência no município.
Após ouvir os pronunciamentos da comunidade, o diretor geral, Ranúsio Cunha afirmou que o Sicoob Coopere tem toda a disposição e interesse em atuar em Nordestina. Como resultado da audiência, um protocolo de intenções para a abertura da agência foi assinado pelos representantes do poder público, sociedade civil e Sicoob Coopere.