null Delegação do Sicoob SC/RS visita Sistema Cooperativo de Mondragon

05/06/2023 12:30

Trinta dirigentes e funcionários do Sicoob SC/RS participaram da viagem de estudos e conhecimento, na Espanha

Uma delegação do Sicoob SC/RS, composta pela diretora de Riscos e Compliance da Central SC/RS, Elisete Cavalieri, e mais 29 pessoas de 12 cooperativas filiadas, participaram de 19 a 28 de maio de uma viagem de estudos e conhecimento do Sistema Cooperativo de Mondragon, no País Basco, na Espanha.  

“O cooperativismo que nos foi apresentado pela Corporação Mondragon, foi de fato fundada por e para as pessoas, e comprometida com o entorno, a melhoria competitiva e a satisfação do cliente, para gerar riqueza na sociedade mediante o desenvolvimento empresarial e a criação de emprego preferencialmente cooperativo e segue ainda hoje a filosofia do padre José Maria de Arizmendiarrietta”, explicou Elisete Cavalieri.

Todas as 80 cooperativas que compõem a Corporação Mondragon são do ramo Trabalho e se dividem em 48 da indústria, uma de crédito (Laboral Kutxa), uma de consumo, oito de educação, três agrícolas, 14 de pesquisa e desenvolvimento e cinco de serviços. O capital inicial a ser integralizado é de 17 mil euros em qualquer uma delas, abrangendo 70 mil pessoas e 10,2 milhões de euros de faturamento no último ano.

A diretora da Central disse que “olhar para esse modelo de cooperativismo e podermos ‘pescar no nosso próprio aquário’, através de inúmeras possibilidades disruptivas, resume o que tivemos acesso nesses cinco intensos dias de vivência em Mondragon, na Espanha”.

Entre os destaques da programação, a apresentação da história e a atual situação da experiência cooperativa de Mondragon, e as visitas à universidade cooperativa de Mondragon, ao Museu de Arizmendiarrieta, em Otalora, e à Laboral Kutxa, a cooperativa de crédito local.

Impressões
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, disse que “a viagem foi muito produtiva e podemos implementar muita coisa que aprendemos lá, como por exemplo incentivar a abertura de pequenas cooperativas locais de vários ramos, e investir mais em conhecimento e educação para que possamos transformar nossa cultura cada vez mais cooperativa e com objetivo de gerar riqueza na sociedade com interesse coletivo”.

Marlon André Abatti, do Sicoob Credija, disse que foi a sua primeira viagem internacional e por isso, “tudo foi novo para mim, desde as coisas mais simples até as mais complexas”. Destacou o coleguismo entre todos e acrescentou ter se impressionado com a história, a educação e a cultura de Mondragon: “fica a semente que devemos implementar nas cooperativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, do lugar onde vivemos”.

Entre outras coisas que chamaram a atenção de Felipe Muniz Waltrick, do Sicoob Credicaru, a parte acadêmica foi destaque. “Visitamos empresas que contam com mão de obra de qualidade formada na universidade local, fator primordial para o sucesso das organizações”. Laerte Sandro Pinheiro, também do Sicoob Credicaru, disse que “conhecer o modelo e a cultura aplicada ao cooperativismo daquele país nos trouxe muita reflexão e experiências bem-sucedidas que devemos aplicar nas nossas regiões”.

Lisandro Batatini, do Sicoob Credial, comentou a sua satisfação em conhecer “um modelo cooperativista forjado em um senso de pertencimento e união, o que o torna um exemplo a ser seguido. Também o aculturamento do bem social no desenvolvimento de geração de emprego e distribuição de renda, proporcionam o engajamento e geração de valor nas pessoas”.

Imar Roque Ecco, do Sicoob Creditaipu observou que “é um sistema totalmente diferente de gestão, em que todos são sócios trabalhadores que dividem os resultados. “É um sistema de cooperativas em que não tem concorrência e sim uma complementação, pois cada uma delas participa da produção de um determinado produto industrial”.

A visita teve apoio do Sescoop e foi organizada em parceria com a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), que realiza com frequência intercâmbio com sistemas cooperativistas de outros países, para proporcionar vivência internacional, acesso a treinamentos estratégicos que podem ser aplicados nas cooperativas brasileiras, contatos com grandes líderes do cooperativismo financeiro mundial e troca de conhecimentos.

Participaram do intercâmbio em Mondragon: Jardel Ferreira de Castro e Valmir João Gruber (Sicoob Credicanoinhas), Lisandro Bagatini e Shirley Ritter (Sicoob Credial), Miriam Hinghaus (Sicoob Alto Vale), Wigberto Hable, Maria Luciene Nishioka e Fabiana Fuchs (Sicoob Credinorte), Andrieli Merigo, Imar Roque Ecco e Carlos Gehlen (Sicoob Creditaipu), Derblay Giron, Rafael Hall, Giovanir Dendena, Ricardo Viott e Paulo Renato Camillo (Sicoob Crediauc), Derli Bisello, Idelso Cecon e Eliana Berlt (Sicoob Oestecredi), Marlon Abatti e Alexsander Zanatta (Sicoob Credija), Juliana Rosar e Vanessa Scusiatto (Sicoob Campos Novos), Laerte Pinheiro e Felipe Waltrick (Sicoob Credicaru), Ana Paula Furtado (Sicoob Crediplanalto), Ismael Perão, José Norival Velho e Rubens Luis Tecchio (Sicoob Creditran) e Elisete Cavalieri (Sicoob Central SC/RS).  

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.