null Sicoob Crediauc adquire equipamentos ortopédicos e de acessibilidade

02/06/2023 16:08

O objetivo é auxiliar cooperados que se encontrarem enfermos e em processo de restabelecimento de suas capacidades físicas

Em 2023 o Sicoob Crediauc vai distribuir mais de R$ 670 mil às entidades que tiverem seus projetos aprovados por meio do Fundo Social. Parte desses recursos, porém, foram alocados em uma conta específica e utilizados para a aquisição de equipamentos ortopédicos e de acessibilidade. A iniciativa partiu do Conselho de Administração do Sicoob Crediauc e tem por objetivo auxiliar cooperados que se encontrarem enfermos e em processo de restabelecimento de suas capacidades físicas.

Em regime de comodato, a cooperativa irá disponibilizar aos seus associados, 60 cadeiras de rodas, 30 andadores, 90 pares de muleta e 60 tipoias (imobilizador de membros superiores). Os equipamentos já foram comprados e estão sendo encaminhados às agências do Sicoob Crediauc, onde as solicitações de empréstimo poderão ser efetuadas já a partir do mês de junho. Cada ponto de atendimento, incluindo a Unidade Administrativa, vai dispor de um conjunto contendo duas cadeiras de rodas, três pares de muleta, um andador e duas tipoias.

As locações não terão custos para os solicitantes que poderão fazer o uso dos objetos no prazo de até 90 dias. Caso a recuperação demandar mais tempo, o cooperado deverá apresentar atestado médico comprovando a necessidade de protelar o empréstimo que, independentemente do diagnóstico, obedecerá ao critério temporário e não permanente. Ou seja, passado um determinado tempo, os equipamentos deverão ser obrigatoriamente devolvidos para servirem a outras pessoas.

O auxílio não é exclusivo para os associados. As pessoas que não possuem vínculo com a cooperativa também poderão usufruir do benefício, desde que o pedido seja feito por um cooperado que se responsabilize pela retirada e devolução do objeto pretendido.

O 2º vice-presidente do Sicoob Crediauc, Igor Dal Bello, que também coordena o Fundo Social e é um dos entusiastas da ideia, agradeceu a sensibilidade do presidente Paulo Camillo e dos demais gestores em aprovar o investimento que, segundo ele, só irá trazer benefícios aos associados.

“Percebemos a dificuldade que as pessoas encontram, especialmente, nas pequenas localidades onde o acesso a esse tipo de equipamento é mais restrito. A cooperativa será a intermediária de uma alternativa para contemplar o público-alvo e atendê-los em suas necessidades. Ou seja, mais uma vez, cumpriremos com o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade”, argumentou Igor.

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, elogiou a coordenação do Fundo Social e destacou o papel altruísta do projeto. “Essa é uma parte do nosso trabalho que muitas vezes não aparece, porém, é importante divulgar. Não fazemos isso por vaidade, mas sim, para demonstrar às pessoas que o cooperativismo de crédito é um sistema capaz de gerar muito mais do que impactos econômicos. Ele é um modelo de negócio, cujo ativo principal são as pessoas que fazem essa roda girar e prosperar e, nada mais justo que cuidar bem delas”, disse o dirigente.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.