Sistemas cooperativos participam de projeto do Banco Central para Piloto do Real Digital - Nacional
null Sistemas cooperativos participam de projeto do Banco Central para Piloto do Real Digital
Participantes selecionados devem ser incorporados à plataforma do Piloto do Real Digital até meados de junho
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou no dia 24 de maio os nomes dos 14 grupos ou instituições individuais escolhidos para participar do Piloto do Real Digital. Houve 36 propostas entre candidaturas individuais e consórcios de entidades. Assim, no total, 100 instituições apresentaram projetos em diferentes segmentos do setor financeiro. Os sistemas de cooperativas financeiras, que incluem Sicoob e Sicredi, que possuem bancos, mais os sistemas Ailos, Cresol e Unicred, vão participar da fase de testes do real digital.
Essa seleção é composta por representantes de instituições financeiras de grande e médio porte, além de instituições de pagamento, cooperativas, bancos públicos, desenvolvedores de serviços de criptoativos, operadores de infraestrutura de mercado financeiro e instituidores de arranjos de pagamento.
Com base nisso, a autoridade monetária iniciará a incorporação dos participantes à plataforma do Piloto do Real Digital até meados de junho. O Banco do Brasil foi o único banco federal que entrou no piloto.
Nesta primeira etapa, serão testadas as funcionalidades de privacidade e programabilidade na compra de títulos públicos por clientes de diferentes instituições. Assim, o BC irá rastrear problemas operacionais e o risco de vazamento de dados pessoais.
O Real Digital terá o mesmo valor que o papel-moeda, o que possibilita livre conversão no caso de depósitos bancários, pagamento de contas e transferências entre pessoas. A inovação segue uma tendência mundial. Com ela, o BC pretende alcançar benefícios que vão de maior agilidade para compra e venda de imóveis até a facilitação de pagamentos internacionais.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações de Blocknews, Tec Mundo, G1, Pequenas Empresas e Grandes Negócios). Foto: Agência Brasil.