Rondônia tem expectativa de safra recorde de café em 2023 - Nacional
null Rondônia tem expectativa de safra recorde de café em 2023
Conab estima que o estado colha quase 3 milhões de sacas do grão. Apoiadora da cafeicultura de Rondônia, a Sicoob Credip esteve presente no lançamento da colheita de café no estado, que aconteceu em Alta Floresta D’Oeste (RO).
Rondônia tem expectativa de safra recorde de café este ano, de acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado deve colher cerca de 2,9 milhões de sacas do grão, o que representa um aumento de 5,1% em relação à safra anterior. Apoiadora da cafeicultura de Rondônia, a Sicoob Credip esteve presente no lançamento da colheita de café no estado, que aconteceu em Alta Floresta D’Oeste (RO).
O evento, que faz parte do Calendário Oficial do Estado, contou com palestras incluindo uma sobre Produção de Cafés Especiais, além disso, também foi feito o lançamento do livro "Robustas Amazônicos – Os Cafeeiros Cultivados em Rondônia” da Embrapa.
De acordo com o governo de Rondônia, a data tem como objetivo estimular os cafeicultores a iniciarem a colheita a partir do momento em que os frutos do cafeeiro estejam maduros, visando mais ganhos em rendimento e em qualidade do produto final.
A cafeicultora e agrônoma, Raquel Schmidt, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do evento e como ele oferece informações valiosas para os cafeicultores. “Esse ano está previsto uma colheita muito boa, porque os cafés estão com uma excelente capacidade produtiva. Temos observado que os produtores têm se atentado a colher o café maduro para obter um melhor rendimento na hora de secar e beneficiar os grãos”, contou Raquel.
O gerente do Ponto de Atendimento de Alta Floresta D’Oeste, Daniel Alves Martins, esteve presente no evento e destaca que a Sicoob Credip tem uma forte presença no setor agropecuário, apoiando os produtores de café em Rondônia por meio de linhas de crédito e serviços financeiros que visam melhorar a produtividade e a rentabilidade das propriedades.
“A cafeicultura em Alta Floresta D'Oeste e toda a Zona da Mata é forte e ainda tem muito a crescer, e os cafeicultores podem contar com a Sicoob Credip para esse crescimento e desenvolvimento”, disse o gerente.
A produção de café é uma importante atividade econômica do estado, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A família da Luz, de Cacoal, inaugurou recentemente uma agroindústria de café. O cafeicultor, Magaiver Pezzin, explica que o objetivo é processar o café que é produzido no sítio, conservando a qualidade da produção, com a venda diretamente para os mercados locais e o consumidor final.
"Além de aumentar a produtividade, o estado de Rondônia está se destacando pela qualidade e sustentabilidade do café produzido. Na nossa propriedade, temos nos dedicado a produzir cafés especiais, que têm se tornado um fator de destaque para a região. O cooperativismo tem nos fortalecido e a Sicoob Credip tem sido grande parceira da agricultura familiar, isso faz com que as famílias se reúnam e busquem melhorias. Trabalhar sem apoio é bastante complicado, mas com essa cooperação, estamos avançando", disse Magaiver.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 46 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 110 mil cooperados.