Sicoob Creditaipu realiza repasse de recursos para entidades selecionadas pelo FIS - Nacional
null Sicoob Creditaipu realiza repasse de recursos para entidades selecionadas pelo FIS
Para formalizar as assinaturas dos termos de cooperação, a cooperativa promoveu encontros regionalizados com as entidades
Por meio do Fundo de Investimento Social (FIS) o Sicoob Creditaipu está promovendo transformações que impactam positivamente a vida de muitas pessoas. Com o aporte de recursos, a cooperativa contribui para o desenvolvimento social e econômico, além de ajudar a promover a inclusão social e a redução das desigualdades.
O FIS, em sua segunda edição, segue alinhado aos princípios do cooperativismo, que pregam pela união de pessoas em torno de objetivos comuns, como a promoção do bem-estar coletivo e o desenvolvimento econômico e social.
As entidades interessadas em receber os recursos do FIS, após finalizado o processo de inscrição no edital, foram submetidas a uma avaliação sobre a atuação e impacto social.
O processo de escolha é rigoroso e afere a atuação e o impacto social, garantindo que o dinheiro seja investido de forma eficiente, em iniciativas que realmente tragam benefícios para a comunidade. Além disso, ao trabalhar em estreita colaboração com essas entidades, a cooperativa cria uma rede de apoio mútuo e fortalece o seu papel como agente de transformação social.
“É gratificante ver que o Sicoob Creditaipu está trabalhando para ajudar a tornar realidade vários projetos. Com o aporte financeiro seremos capazes de promover mudanças positivas nas comunidades onde atuamos”, disse o presidente Carlos Alberto Utzig.
Iniciativas contempladas
Para formalizar as assinaturas dos termos de cooperação, o Sicoob Creditaipu promoveu encontros regionalizados com as entidades favorecidas.
No Rio Grande do Sul, o Shopping Pátio, de Passo Fundo, foi sede para a reunião com as 39 entidades gaúchas e sem fins lucrativos, aprovadas no 2º Edital FIS. A relação dos selecionados articula com temas transversais conexos aos eixos de atuação do Fundo de Investimento Social e das comunidades, seguindo o 7º princípio do cooperativismo, que é o “interesse pela comunidade”.
Os contemplados receberão recursos para o desenvolvimento das ações em áreas de empreendedorismo, inovação, social, educacional, esportivas, ambientais, culturais e de saúde.
A última etapa do processo para conhecimento dos proponentes escolhidos, foi realizada no dia 4 de maio, na cidade de Pinhalzinho. Na sede da Associação Comercial do município, a cooperativa reuniu 48 entidades catarinenses sem fins lucrativos, aptas a receber os recursos via lei de incentivo. A partir de agora, o processo é de liberação dos investimentos que darão início à execução das atividades propostas.
Neste ano, 127 iniciativas foram submetidas a esse crivo, sendo que 92 foram escolhidas para receber parte dos R$ 620 mil em forma de doação, o que evidencia o grande interesse e engajamento da comunidade pelo apoio, comemora o presidente. “É ótimo saber que 92 iniciativas foram selecionadas e receberão recursos para desenvolvimento de ações em áreas sociais, educacionais, esportivas, ambientais, culturais, de saúde, empreendedorismo e inovação nas comunidades onde a cooperativa atua e é encorajador ver que o Sicoob Creditaipu está trabalhando em estreita colaboração com instituições sem fins lucrativos para ajudar a tornar realidade esses projetos”, concluiu Carlos Utzig.
Fonte: Sicoob Creditaipu – Assessoria de Comunicação.