null Cooperada da Sicoob Credip vence a 5ª edição do Concafé

09/11/2020 17:16

Café produzido pela cooperada Luciana Moura Franklin, de Novo Horizonte D'Oeste (RO), alcançou nota histórica de 90,42 pontos e conquistou o 1º lugar na categoria Qualidade de Bebida. Essa é a segunda vez que uma associada da Cooperativa vence a competição.

A cerimônia de premiação da 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Rondônia, Concafé, foi realizada em Cacoal (RO) na última sexta-feira (6), de forma digital. O 1º lugar no maior concurso de café robusta do Brasil ficou com a cafeicultura Luciana Moura Franklin, de Novo Horizonte D'Oeste (RO). A produtora, cooperada da Sicoob Credip, alcançou nota histórica de 90,42 pontos na categoria Qualidade de Bebida. Na categoria Sustentabilidade, o prêmio ficou com Ronaldo da Silva Bento, produtor de Cacoal.

A Cooperativa, patrocinadora oficial, transmitiu o evento ao vivo por suas páginas oficiais no Youtube e Facebook. Essa é a segunda vez que uma associada da Sicoob Credip de Novo Horizonte D’Oeste vence a competição.

Ao todo concorrem no concurso 204 amostras de 30 municípios de Rondônia. O café produzido pela família de Luciana, avaliado pelos jurados como delicado, completo e com aroma floral, conquistou a maior nota já registrada no concurso, 90,42 pontos. Como premiação, a cafeicultora ganhou um trator cafeeiro no valor de R$ 136 mil, que deverá ajudá-la na lavoura de café.

“Este é o segundo ano que participo do concurso. E dessa vez, colhemos só o café maduro e colocamos para fermentar durante 14 dias, depois levamos para o terreirão suspenso. Estou muito feliz e emocionada, nem sei o que falar. Só tenho a agradecer a Deus e a minha família”, disse Luciana.

O esposo, Valdecir Franklin, também cooperado da Sicoob Credip, conta que a Cooperativa tem sido parceria do produtor rural, disponibilizando linhas de crédito para investimento na produção.

“Graças a Deus a Cooperativa tem servido muito bem os associados. Recentemente peguei um crédito para compra de adubo que precisava colocar no café. Temos aproximadamente 4 hectares de café plantados e esse prêmio do concurso com certeza vai nos ajudar na lavoura, já que nosso trabalho é praticamente todo manual”, destacou o cooperado.

Para o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, a participação dos cafeicultores no evento significa que os produtores estão buscando qualidade, um ponto importante para que eles possam acessar mercado e agregar renda.

“A forma da cadeia se manter sustentável e agregar renda é o produtor incorporar tecnologia e mecanismos de rastreabilidade e a Cooperativa tem apoiado esse trabalho. Sabemos o tamanho da cadeia do café na região da Zona da Mata em Rondônia e o desenvolvimento dela significa crescimento e prosperidade para a região e de forma indireta, para as cidades também”, acredita Oberdan.

O secretário de estado da agricultura, Evandro Padovani, diz que a promoção do concurso é uma forma de incentivar o produtor a produzir com mais qualidade. Este ano, mais de 100 amostras alcançaram notas acima de 80 pontos, o que significa uma qualidade de café especial.

“O mercado nacional e internacional está cada vez mais exigente, querendo qualidade do produto, principalmente a bebida. Estamos incentivando os produtores com novas tecnologias e assistência técnica adequada para que eles produzam esse café fino para garantir melhores preços ao cafeicultor. Hoje o mercado global necessita desse tipo de produto e Rondônia tem essa particularidade, somos destaque nacional em produção de café Conilon Robusta”, enalteceu Padovani.

 

Vencedores do 5º Concafé

Categoria Qualidade do Café

1º lugar – Luciana Moura Franklin – Novo Horizonte D’Oeste
2º lugar – Maria Aparecida Cantuário – Vilhena
3º lugar – Tawãn Ambukalin Oliveira Aruá – Alta Floresta D’Oeste 
4º lugar – Ismael Marques – Alta Floresta D’Oeste

Categoria Sustentabilidade

Ronaldo da Silva Bento – Cacoal

 

Mais uma parceria

Durante a live de premiação do Concafé, a Sicoob Credip anunciou mais uma parceria com os cafeicultores de Rondônia. Nos próximos anos, a Cooperativa apoiará, por meio de patrocínio, o projeto de Indicação Geográfica do Café Matas de Rondônia, que envolve produtores de 15 municípios do Estado e está sendo desenvolvido pela Caferon (Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia).

A Cooperativa acredita que a consolidação desta indicação geográfica, alinhada a práticas sustentáveis de produção, será de fundamental importância para agregar renda aos produtores, mostrando para o mundo que a região de Rondônia produz um dos melhores cafés robustas do mercado global.

Para se tornar um cooperado da Sicoob Credip, basta ir até um dos 38 pontos de atendimentos distribuídos em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Também é possível abrir uma conta pelo celular por meio do aplicativo Faça Parte.