Compartilha 2022 debate estratégias para a Comunicação e o Marketing em parceria com a área de Negócios - Nacional
null Compartilha 2022 debate estratégias para a Comunicação e o Marketing em parceria com a área de Negócios
Presidente Rui Schneider da Silva destacou a importância da Comunicação e do Marketing para alcançar bons resultados
O Sicoob Central SC/RS promoveu nos dias 17 e 18 de outubro o Compartilha 2022 – Encontro de Comunicação e Marketing que reuniu em Florianópolis cerca de 100 dirigentes e profissionais das áreas de negócio, comunicação e marketing. Com o mote “Marketing, paixão nacional”, todo o roteiro e a programação visual do encontro foi baseada no futebol e na Copa do Mundo, para mostrar que atuar coletivamente é a melhor maneira de alcançar bons resultados.
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, que abriu o encontro, disse que os presidentes das 38 cooperativas filiadas precisam valorizar o marketing e compreender a sua importância para a gestão dos negócios. “Os desafios e a concorrência são cada vez maiores e precisamos ter uma boa equipe de comunicação e marketing para que o público compreenda que as cooperativas possuem um modelo de negócios que traz muitas vantagens individuais e coletivas”. Segundo Rui, “temos muito a conquistar no mercado brasileiro e do Sul do País, por isso, precisamos estar preparados, motivados e entrar em campo para vencer”.
O gerente de Negócios da Central, Dangelo Dalla Rosa, disse que o Compartilha é uma oportunidade para debater as dificuldades, as potencialidades e os desafios do cooperativismo financeiro. “Temos que fazer chegar ao conhecimento da população quais as vantagens de fazer parte do cooperativismo financeiro, para nos destacarmos cada vez mais neste cenário”.
O gerente de Comunicação e Marketing do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) Ranny Galli, apresentou uma pesquisa com 2.300 entrevistados – cooperativistas e não cooperativistas – e assinalou que o Sistema vai atuar muito com planejamento e gestão de dados para mostrar os nossos potenciais de marca – colaborativa, sustentável e diferenciada em relação ao mercado financeiro tradicional. “Vamos trabalhar em conjunto, num projeto de comunicação integrada, com estratégia sistêmica nacional, sem deixar de observar as peculiaridades regionais”, disse Ranny Galli.
A supervisora de Comunicação e Marketing da Central SC/RS, Camile Silva, também apresentou dados da pesquisa nacional do Sicoob e comentou sobre onde estão as oportunidades para melhorar a comunicação e crescer ainda mais nos negócios. “Precisamos atuar cada vez mais em conjunto, com todas as áreas, principalmente de negócios, para buscarmos os resultados que desejamos e, para isso, os investimentos precisam ser constantes, pois o mercado é altamente competitivo”, afirmou.
Daniele Adams e Luiza Colombo apresentaram informações preliminares sobre o que está sendo pensado para 2023, sobretudo na área digital e de relacionamento com os cooperados, que deve ser mais sistêmica e alinhada.
O palestrante do primeiro dia foi o escritor best-seller Gui Pintto, criador de conteúdo para mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Na palestra “seja o amor da sua vida”, ele abordou questões sobre autoconhecimento, autoestima e amor-próprio, “para que cada um e cada uma possa lidar melhor com nossos potenciais, limitações, belezas e imperfeições”. E como ninguém é perfeito, não é preciso rejeitar-se quando a rejeição acontece, deixando, entre outros conselhos, que cada um busque “tratar-se da mesma forma como trataria o amor da sua vida”.
O segundo dia do Compartilha 2022 começou com apresentações dos profissionais da área Comercial do Sicoob Central SC/RS. O supervisor Comercial Heron Alves Pereira mostrou dados sobre o potencial de consumo da população brasileira e como “ter uma estratégia mais assertiva para alcançar bons resultados”. Daniel Abraão, supervisor de Desenvolvimento da Área de Serviços, apontou como a inteligência competitiva pode auxiliar a fazer bons negócios. “Mas não basta ter informação. Dados podem ser tudo ou nada, é preciso saber interpretá-los”, alertou. Tiago Costa Brando Rosa, supervisor de Crédito apresentou várias estatísticas, destacando principalmente a evolução do digital em relação ao presencial e como “atuar em equipe, com informações sólidas e confiáveis para diminuir o esforço operacional e colher bons resultados”.
O gerente de Agronegócios da Central SC/RS, Rodinei Munaretto, apresentou o projeto “Na Rota do Agro”, que tem levado os profissionais do setor, na Central, a conhecer a realidade do produtor rural. “Foram percorridos mais de 10 mil quilômetros, acompanhando 25 produtores atendidos pelo Sicoob, de 12 cooperativas em seis regiões do Estado”, explicou. Participaram dessa ação 10 funcionários da área de Agronegócios da Central. Na sequência, Carlos Eduardo Moreira Tavares, vice-presidente do Sicoob Cruz Alta, Anderson Cristian Luckow, diretor de Negócios do Sicoob Credinorte e Diane Matos, da área de Comunicação e Marketing do Sicoob Credicaru, participaram de um painel com os quatro especialistas da área de Negócios da Central SC/RS, endereçando várias perguntas e questionamentos sobre tudo que foi apresentado.
A palestra de encerramento do Compartilha 2022 foi com Fernando Kimura, um dos palestrantes mais renomados do País, que emocionou os participantes com a palestra Marketing, Arte, Linguagem, Inovação e Experiências. Kimura exibiu vários exemplos de como o nosso olhar precisa estar atento para descobrir experiências estéticas, principalmente em museus ou até mesmo em bares e restaurantes que surpreendem por sua criatividade. “Temos que ver as cidades que moramos com o olhar de turistas”, aconselhou.
Para ele, arte e linguagem são fundamentais para promover inovações e explicou que “inovar não é só aquilo que se faz com tecnologia, é também processo, é design, é forma, é conteúdo, é linguagem”. Kimura deu seguidos exemplos, a partir de pinturas e experiências estéticas que “a arte nos leva a pensar, a ver a vida com outros olhares, porque inovar é também ressignificar a nossa presença e a nossa compreensão do mundo” e para isso “os artistas, a cultura, têm sempre algo a nos dizer, num diálogo inesgotável ao longo do tempo”.
O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, encerrou o evento destacando o esforço e o trabalho das equipes de comunicação e marketing, que compartilharam muitas ideias nos dois dias de atividades. “Temos uma seleção de craques no Sicoob e precisamos atuar em equipe para buscar os melhores resultados para as cooperativas, os cooperados e as comunidades onde atuamos”, finalizou.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto Celso Vicenzi.