null Projeto de Educação Financeira do Sicoob Crediauc atinge mais de 1.300 alunos

29/09/2022 08:50

O projeto, concluído em setembro, beneficiou 1.300 alunos de 25 educandários do ensino fundamental, além de pais e professores

O programa de Educação Cooperativista Financeira nas escolas é de iniciativa do Instituto Sicoob e busca contribuir para o despertar da importância da inclusão financeira dos cidadãos, e para criação de um novo modelo mental e uma nova postura perante os aspectos comportamentais, que resulte em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável.

Partindo dessas premissas, o Sicoob Crediauc em parceria com o Instituto, iniciou 2022 com o propósito de disseminar conhecimento e trabalhar o tema em questão, realizando abordagens junto às instituições públicas de ensino que estejam localizadas na área de atuação da cooperativa. A intenção foi a de levar o programa a pelo menos uma escola em cada um dos municípios onde o Sicoob Crediauc está inserido. O projeto que teve o seu término no mês de setembro deste ano, contabilizou 25 educandários visitados e mais de 1.300 alunos do ensino fundamental alcançados, além de pais e professores que também foram impactados com os conteúdos repassados.

No decorrer do programa alguns educadores, de forma espontânea, fizeram questão de deixar seus apontamentos sobre a iniciativa da cooperativa. “Agradeço por nos oportunizar esse momento de aprendizado com nossos alunos. Pequenas atitudes geram grandes impactos. Que tenhamos mais momentos como esse”, escreveu uma professora.

Para Neudi Miranda, vice-presidente do Sicoob Crediauc e coordenador do programa na cooperativa, entender o valor do dinheiro é um desafio e este aprendizado deve começar desde cedo na educação das crianças. “Equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos é um ajuste que implica em mudanças de comportamento, hábitos e costumes e nós, como representantes de instituição financeira temos o dever moral e a responsabilidade social de compartilhar esses fundamentos para que no futuro, tenhamos cidadãos cada vez mais conscientes quando o tema dinheiro estiver em pauta”, afirmou o coordenador.

Miranda aproveitou para agradecer ao Instituto Sicoob, às instituições de ensino participantes, professores, alunos, aos colegas da cooperativa (Arthur, Leonir e Aline) e a todos que contribuíram para que o Sicoob Crediauc pudesse dar a sua parcela de contribuição. “Foi extremamente prazeroso realizar as abordagens e ver que os alunos assimilaram o nosso objetivo. Isso só foi possível graças ao engajamento de pessoas que, assim como nós, estão preocupadas em deixar um legado para a sociedade e nada melhor do que ter a educação como principal aliada e precursora desse movimento”, finalizou o dirigente.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.