null Escola de Libras da Sicoob Credip chega ao Amazonas

17/08/2022 18:08

Criado em 2018, o projeto “Escola de Libras” tem como finalidade atender de forma eficiente e inclusiva cooperados e colaboradores que fazem parte da comunidade surda. No Amazonas, 10 colaboradores dos Pontos de atendimentos de Apuí, Santo Antônio do Matupi e convidados da Sicoob Credisul de Humaitá, participaram da capacitação.

A Sicoob Credip sempre busca trabalhar garantindo dignidade e respeito, sendo estes um dos principais objetivos da Cooperativa. Em 2018, foi criada a Escola de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que tem como finalidade atender de forma eficiente e promover a inclusão de todos os cooperados e da comunidade. O projeto “Escola de Libras” iniciou com colaboradores de Rondônia e, desde então, a formação tem se expandido para os estados em que há atuação da Cooperativa e atualmente, foi estendido para o estado do Amazonas.

As aulas da 1ª Escola de Libras no Amazonas ocorreram na cidade de Humaitá e contaram com a participação de 10 colaboradores dos Pontos de atendimentos de Apuí, Santo Antônio do Matupi e convidados da Sicoob Credisul de Humaitá.

Segundo a assistente de Recursos Humanos, Kionne Barrense Teixeira, esse projeto de capacitação faz parte do DNA cooperativista, e os frutos colhidos valem o esforço. A intenção é que o projeto vá cada vez mais longe. “Esse projeto nos traz muito orgulho pois tem um impacto muito positivo, não só dentro da nossa Cooperativa, mas também, pela diferença que fazemos em toda a comunidade”, relata.

A agente de negócios do ponto de atendimento em Santo Antônio do Matupi/AM, Maria de Lurdes Bezerra de França, contou que para ela, participar da capacitação foi como uma imersão em um mundo totalmente novo. “Não havia me atentado antes sobre essa grande necessidade de inclusão que existe ao nosso redor. No decorrer do curso, dos treinos e aprendizados, o propósito da Sicoob Credip me motivava também, pois é aquilo que também cresceu mais e mais no coração, “levar soluções financeiras às comunidades às quais estamos incluídos e ver nelas a comunidade surda com equidade”, comenta a agente de negócios.

Para Maria, esse foi apenas o primeiro passo. “Nosso desafio continua, aprender mais, treinar para não esquecer e estarmos prontos para atender de forma digna a comunidade surda, com um sorriso e muito acolhimento a fim de lhes incluir como cooperados”, afirma a colaboradora com satisfação.

Jane Graziele Rangel de Souza, gerente de relacionamento da Sicoob Credip no PA do Apuí, conta que participar da capacitação significa ter acesso a novos conhecimentos; comunicar-se com efetividade com alguém surdo no trabalho, na escola, na igreja ou em outro espaço social; apoiar quem atua na área, e o mais importante, atender os cooperados como eles merecem. “A comunidade surda quase não sai de casa para acessar serviços básicos, pois encontra um abismo pela dificuldade de comunicação. Agora, a comunicação em Libras pelos colaboradores do nosso ponto de atendimento, nos leva a uma maior igualdade social”, conclui Jane.

A Sicoob Credip está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 44 pontos de atendimento físicos e 1 digital que atendem a mais de 92 mil cooperados.