Lançada a Rede Continental de Pesquisa em Cooperativismo - Nacional
null Lançada a Rede Continental de Pesquisa em Cooperativismo
A Rede é integrada por representantes de faculdades e universidades do Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai
O Sistema OCB participou do encontro de lançamento da Rede Continental de Pesquisa em Cooperativismo, no dia 20 de julho. O evento também contou com a presença de representantes de faculdades e universidades, que têm pesquisas em cooperativismo no Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Os cinco países são fundadores da Rede ligada à ACI-Américas, que é o braço da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), composta por organizações dos 22 países membros do hemisfério ocidental.
A criação da rede é uma iniciativa apoiada pelo Sistema OCB desde as primeiras discussões sobre a proposta. “Essa troca de conhecimentos vai alavancar a temática cooperativista de forma significativa. É muito salutar identificar boas práticas e trazer a contribuição de outros países e, em contrapartida, levar as nossas. Nossa parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já rendeu bons frutos desde o primeiro edital e é referência. Agora, vamos ampliar o leque compondo a Rede Continental de Pesquisa em Cooperativismo”, destacou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
O colegiado, incialmente, tem dois objetivos principais: mapear universidades e pesquisadores com foco em cooperativismo para alinhar os esforços dessas instituições com os objetivos da ACI, e melhorar os serviços que a Aliança oferta para as organizações membros nas Américas, por meio de acesso a dados e pesquisas realizadas pelas instituições de ensino.
O grupo elaborará ainda levantamentos de interesse das cooperativas e vai propor novos serviços para que todos possam contribuir e se beneficiar. Durante o lançamento da rede, também ficou estabelecido que o grupo realizará reuniões periódicas, via plataforma Zoom, e o primeiro encontro presencial será durante a 6ª Cúpula das Cooperativas das Américas, marcada para 25 de outubro, em Assunção, no Paraguai.
Indicação
Diferente de outros órgãos setoriais da ACI, a Rede Continental de Pesquisa em Cooperativismo não é formada por membros da ACI, mas por pesquisadores indicados pelos membros. O Sistema OCB recomendou a pesquisadora brasileira Paola Londero, da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), do Rio Grande do Sul.
Fonte: Sistema OCB – Assessoria de Imprensa.