null Especialista dá dicas de como usar o valor do Saque Extraordinário

06/06/2022 15:55

Aproveitando a Taxa Selic em alta, os investimentos em Renda Fixa são boas opções para quem quer começar, ou aumentar, seus investimentos


O Governo Federal está finalizando a liberação dos recursos do Saque Extraordinário do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), com o limite máximo de R$ 1 mil. Uma graninha que vem em boa hora para muitos brasileiros. 
Para quem ainda não sabe o que fazer com esse extra, o analista de investimentos do Sicoob MaxiCrédito Claudinei Trevelin separou algumas sugestões que podem ser o pontapé inicial para quem quer começar uma reserva de emergência ou programar para tirar aquele projeto do papel.
Está em dúvida sobre resgatar ou não esse valor? O analista explica que diante do rendimento atual do FGTS, é mais vantajoso sacar o valor disponibilizado e aplicar em outra modalidade mais rentável.

Prioridade para as dívidas

A primeira orientação é para quem tem dívidas, que aproveite o recurso para quitar ou amortizar elas. “Especialmente essas com taxas de juros maiores, como a do rotativo do cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, por exemplo”, diz. 
 

Selic em alta, momento para investir

Se a pessoa está com as contas em ordem e o Saque Extraordinário vem como um valor extra no orçamento, a dica dada por Trevelin é aproveitar para investir. Com as seguidas altas da Taxa Selic (que recentemente alcançou 12,75%, o maior percentual desde 2017) os investimentos em Renda Fixa são ótimas opções para quem quer segurança e rentabilidade.

Seja para constituir uma reserva financeira ou buscando rendimentos para ajudar em uma viagem, comprar carro ou casa, ou outro sonho, há várias modalidades de Renda Fixa que podem ser aliadas nessa hora, como o Tesouro Direto ou os Recibos de Depósitos Cooperativos, os RDCs, ambas disponíveis no Sicoob MaxiCrédito.

Pensando nos R$ 1 mil disponibilizados pelo Saque Extraordinário, o RDC é uma opção. “Ele pode ser aplicado com diferentes tipos de vencimentos, de acordo com a necessidade e perfil de cada investidor”, ressalta. Nestas modalidades, a liquidez pode ser a partir do primeiro dia ou no prazo de até dois anos. Quanto maior o período de investimento, maior é a rentabilidade.

E dentro do RDC há as opções de rendimentos pré e pós-fixados. No pré-fixado, o investidor sabe exatamente o rendimento até o fim do período de carência. Já no pós-fixado, ele oscila conforme a Selic. E com a tendência da taxa se manter em alta,  esta modalidade pode ser uma boa opção para quem quer aplicar com prazo mais longo. “Pode potencializar os ganhos dos investidores”, salienta.

Trevelin reforça que há outras modalidades de investimento em Renda Fixa, mas que demandam aportes iniciais maiores como o LCI, por exemplo. No Sicoob MaxiCrédito ainda há opções em Renda Variável. “Ideal para investidores mais arrojados, que possuam uma reserva de emergência consolidada e uma situação financeira de estabilidade. São boas para diversificação de carteira”, completa.

Quer saber mais sobre as opções de investimentos do Sicoob MaxiCrédito, procure a agência mais próxima.