Sicoob Central SC/RS premia cooperativas com melhores performances em negócios - Nacional
null Sicoob Central SC/RS premia cooperativas com melhores performances em negócios
Renice Heling coordenou o debate com Aifa de Paula, Ênio Meinen e Rui Schneider da Silva
O Sicoob Central SC/RS promoveu no dia 19 de maio o Encontro Sinergia, com a entrega de troféus às cooperativas com as melhores performances de negócios em 2021. Três cooperativas foram premiadas em cada um dos cinco grupos, de acordo com o porte de cada uma. O Encontro, que é anual, tem por objetivo estimular as ações comerciais, visando o fortalecimento da cultura de negócios, de resultados e o reconhecimento às cooperativas e suas equipes de trabalho. O tema desta terceira edição foi “Experiência e Conexão”.
A entrega dos troféus aconteceu na segunda parte do evento, com início às 19 horas. O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, entregou os troféus para as vencedoras do Grupo 5: 1º - Sicoob Crediserra; 2º - Sicoob Crediunião; 3º - Sicoob Vale dos Pinhais.
O diretor do Sicoob Corretora SC/RS, Marcel Bankow, fez a entrega dos troféus para o Grupo 4: 1º - Sicoob Crediaraucária; 2º - Sicoob Credisc; 3º - Sicoob Credisserrana.
Para o Grupo 3, os troféus foram entregues pela diretora Administrativa, Elisete Cavalieri: 1º - Sicoob Trentocredi; 2º - Sicoob Valcredi Sul; 3º - Sicoob Multicredi.
O gerente de Negócios, Dangelo Dalla Rosa, entregou os troféus para o Grupo 2: 1º - Sicoob Alto Vale; 2º - Sicoob Credivale; 3º - Sicoob Transcredi.
No grupo das cooperativas maiores (G1), o diretor de Negócios, Olavo Lazzarotto, foi quem entregou, novamente, os troféus: 1º - Sicoob Credicanoinhas; 2º - Sicoob Crediauc; 3º - Sicoob Credisulca.
As cooperativas classificadas em 1º e 2º lugares ganharam um pacote de viagem para Punta del Este, no Uruguai. Para quem conquistou o terceiro lugar, o destino do pacote será Angra dos Reis (RJ).
O evento
O Encontro Sinergia começou às 15 horas, com apresentação do supervisor Comercial Heron Alves Pereira e da analista Comercial Renice Regina Heling. A primeira atração foi o Grupo Livre de Percussão (Glip).
Na sequência o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva fez a abertura oficial. “Este Encontro tem o objetivo de reconhecer e premiar o esforço que as cooperativas e cada um de seus integrantes fazem em benefício do cooperativismo e de suas comunidades”, disse o presidente. O Sicoob SC/RS tem atualmente mais de 7 mil funcionários nos três estados do Sul.
No painel de debates, subiram ao palco a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Rondon e do Sicoob União MT/MS, Aifa Naomi de Paula, o diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Ênio Meinen, e o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. A coordenação coube à Renice Heling.
Aifa de Paula disse que o segredo é fazer com que os funcionários e cooperados entendam os valores e os diferenciais do cooperativismo, “porque as pessoas buscam um sentido para a vida, querem pertencer a algo que tenha um significado, um propósito, individual e coletivo, e o cooperativismo tem isso em seu DNA”, afirmou.
Ênio Meinen reforçou a importância de mantermos a identidade cooperativa, “porque não somos banco nem fintech e é justamente isso que vai nos levar a construir um caminho sólido, pois temos propósitos e compromissos que já nasceram com o cooperativismo, não são apenas mensagens comerciais, que variam conforme a ocasião. Por isso, temos que honrar o nosso propósito”, assinalou.
Rui acrescentou que qualquer empreendimento tem que lidar com seus problemas, melhorar processos e gestão, mas no caso do cooperativismo, que tem um potencial enorme, “um grande desafio é torná-lo mais conhecido da população, principalmente nas áreas urbanas, porque temos todas as soluções que o cooperado busca no mercado, mas que às vezes, ainda desconhece na sua própria cooperativa, com muito mais vantagens”.
Ênio aproveitou o evento para dizer que os resultados alcançados por uma cooperativa não são méritos apenas “do pessoal da linha de frente, temos que reconhecer também aqueles que estão em áreas de apoio e que também são fundamentais para que se alcancem ótimas performances”. O dirigente do CCS também chamou a atenção para o uso de ferramentas tecnológicas que ajudam a conhecer melhor cada cooperado e oferecer a ele justamente o que necessita. “Se a gente não mostrar o que tem, conhecer o que ele precisa, o cooperado vai buscar em outro lugar”, explicou.
“O segredo é não focar nos problemas, apenas, mas mostrar também as soluções, os diferenciais do cooperativismo, onde o cooperado é dono do negócio, motivar as equipes, e continuar em nossa missão de conectar pessoas, promover justiça financeira e prosperidade”, disse Aifa de Paula. “Precisamos continuar a ser o que somos, afinal, mesmo as gerações mais digitais também querem vivenciar emoções, compartilhar boas experiências, ter um propósito em suas vidas”, acrescentou.
Ênio também insistiu para que “nos preocupemos menos com o que fazem os bancos e fintechs e cuidemos de melhorar a experiência que cada cooperado e funcionário pode ter no cooperativismo, porque somos diferentes e este é o nosso maior potencial. Temos um processo evolutivo, temos um propósito e estamos fazendo a lição de casa para sermos o melhor naquilo que fazemos”.
Experiências inesquecíveis
A palestra que encerrou a primeira parte do Encontro, no final da tarde, foi com Luis Justo, engenheiro de Produção com MBA em Gestão de Negócios e CEO do Rock In Rio, que mostrou como 20 mil funcionários atuam na Cidade do Rock para “proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento”, explicando que “construímos uma megaestrutura que vai muito além da apresentação das bandas”.
O Rock in Rio atualmente chega a 200 países e é assistido por mais de 1 bilhão de pessoas. Tamanho sucesso faz com que milhares de pessoas comprem ingressos antes mesmo de saber quem serão as bandas que irão se apresentar na edição seguinte. “A gente trabalha para que o próximo Rock in Rio seja o melhor Rock in Rio de sempre”, sintetizou.
Luis Justo também citou 10 conceitos para amplificar negócios, com dicas de leituras de vários livros. Destacou, por exemplo, “a atenção aos detalhes, ter obsessão pela jornada do cliente, compartilhar resultados e fazer de qualquer negócio um espetáculo para o cliente”. Justo disse também que “as palavras convencem, mas os exemplos arrastam”, por isso, “a função de um líder é produzir mais líderes e não apenas seguidores”.
À noite, o evento foi encerrado com um pequeno show da dupla paranaense Felipe e Kaynan, e vocais de Paula Liberatto.
O Encontro Sinergia foi patrocinado por Sipag, Seguros do Sicoob, Ocesc, NEC, Serasa Experian, D'Araújo e Fama.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.