IDEAIS QUE CONTINUAM ATUAIS: CONHEÇA OS 07 PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO - Nacional
null IDEAIS QUE CONTINUAM ATUAIS: CONHEÇA OS 07 PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO
Ainda em tempos da Revolução Industrial, baseado no estatuto da cooperativa de consumo de Rochdale (1844) que continha 07 artigos escrito por 28 tecelões, assim surgindo os principais ideais cooperativistas na Inglaterra.
Esses ideais continuam atuais mesmo depois de mais de 170 anos, pois são princípios responsáveis com grande grau de importância capaz de promover um sistema com grande desenvolvimento econômico, social, político e cultural, levando sempre em consideração a democracia.
-
Primeiro princípio - Adesão livre e voluntária:
Resumidamente, “só participa quem quer”. Ou seja, cooperativas são organizações abertas onde todas as pessoas são aptas a participar e fazer parte, utilizando seus produtos e serviços e assumindo responsabilidades.
-
Segundo princípio - Gestão democrática
Nas cooperativas, são os cooperados que tomam as decisões e tem participação ativa na formulação de suas políticas, se responsabilizando por votar e até ser votado.
-
Terceiro princípio - Participação econômica
De uma forma simples, todos os sócios contribuem financeiramente e os resultados são repartidos entre todos os cooperados de forma justa.
-
Quarto princípio – Autonomia e independência
Sabendo que as cooperativas são organizações autônomas e controladas pelos associados, mesmo que fechando acordos e parcerias com outras instituições, a autonomia é sempre dos sócios.
-
Quinto princípio – Educação, formação e informação
Para melhor desenvolvimento da sociedade, as cooperativas se preocupam sempre em realizar formações trazendo informação e educação para seus membros e sócios. E, para garantir que os representantes eleitos estejam sempre qualificados para sua função, beneficiando toda a comunidade.
-
Sexto princípio – Intercooperação
É unir forças entre cooperativas para o fortalecimento para o bem comum de todos os envolvidos. A intercooperação pode ser de vários níveis: locais, regionais, nacionais e internacionais. Ou ainda, entre cooperativas de ramos diferentes e de outros sistemas.
-
Sétimo princípio – Interesse pela comunidade
O princípio de o cooperativismo trabalhar para o desenvolvimento sustentável da comunidade é visto desde a sua fundação. É a importância em investir em projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos, planejando e executando ações na comunidade em que a cooperativa está inserida, para impactar não só os associados, mas toda a sociedade.