null Projeto quer reconhecer Itapiranga como berço do cooperativismo de crédito

04/04/2022 14:22

Projeto em análise pela Comissão de Constituição e Justiça da Alesc reconhece o pioneirismo do Sicoob Creditapiranga

Com o propósito de reconhecer o município de Itapiranga (SC) como Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito, a deputada Marlene Fengler apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) o PL 0045/3/2022, que está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça.

De acordo com o projeto, o art. 30 da Lei 16.722, de 1º de outubro de 2015, declara que os municípios catarinenses poderão receber denominação adjetiva quando apresentarem características, peculiaridades ou atividades que os destaquem no cenário catarinense, nacional ou internacional. A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) já reconhece, em seus registros históricos, o município de Itapiranga, através do atual Sicoob Creditapiranga, como a cooperativa de crédito mais antiga em atividade.

Conforme trecho publicado em 2021 no livro Ocesc 50 anos, “outras iniciativas se sucederam no estado, como as sociedades cooperativas de crédito rural, conhecidas como ‘caixas populares’. Uma pequena colônia do Extremo-Oeste de Santa Catarina, à época chamada Porto Novo (atual município de Itapiranga), foi o primeiro lugar do estado a receber uma organização desse tipo, em 1932”.

Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação Interna.