Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob

(61) 3217-5793

E-mail: jornalismo@sicoob.com.br

(11) 97662-5502 

E-mail: sicoob.imprensa@approach.com.br

 

* Obs.: Os contatos acima são para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com o Sicoob. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

Releases

null Especialista do Sicoob dá orientações de como se proteger de furtos e golpes financeiros durante o Carnaval

Instituição financeira cooperativa destaca, também, seu produto para seguro de transações

Quem vai curtir o Carnaval, seja na rua, em locais fechados ou até na praia, precisa se atentar para não se tornar vítima de furtos, golpes e fraudes muito comuns nesta época do ano, principalmente os relacionados a cartões e aplicativos financeiros. De acordo com Dárcio Pereira Dias, gerente de Prevenção à Fraudes do Sicoob, esse período é bastante propício aos golpistas, já que as pessoas costumam reduzir a atenção durante os dias de folia.

“Além dos furtos e roubos de celulares, hoje existem diversas táticas usadas por criminosos para ludibriar as vítimas, conseguindo, assim, obter vantagens financeiras a partir de golpes que muitas vezes são simples de serem combatidos”, explica.

Dárcio ressalta, também, a importância de se precaver não só no Carnaval, mas durante todo o ano. Por isso, separou algumas orientações sobre procedimentos e ações que podem ser tomados para evitar aborrecimentos.

1 – Cartões de crédito/débito
Golpistas podem se aproveitar da pressa do cliente na hora da compra para coletar os dados do cartão, observar a digitação das senhas e devolver um plástico falso. Ou seja, ele consegue ali mesmo as informações que precisa para comprar posteriormente com o cartão original.
"É importante sempre verificar se o cartão devolvido é realmente o seu, por meio do nome impresso. Além de ficar atento na devolução, confira se houve alguma cobrança pelo app da sua instituição financeira”, comenta o gerente.

2 – Golpe da maquininha
Uma dica importante é sempre desconfiar de maquininhas que estejam com o visor danificado ou, também, se o vendedor não lhe apresentar o valor na tela. “Sempre peça para verificar, ainda mais se o seu cartão for contactless. Nunca o aproxime da maquininha se não tiver certeza do valor cobrado”, destaca.

No caso de cartões que pagam por aproximação, outra orientação é protegê-los deixando o limite baixo.

3 – Furto/Roubo de celulares
Pode parecer comum, mas é essencial ressaltar a importância da atenção a furtos em meio a multidões. “Lembre-se de garantir que, mesmo que peguem o seu celular, não consigam acessar sua conta. Você pode se proteger ativando configurações de segurança, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas, entre outros”. 

Além disso, garanta a segurança do seu celular com o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital e ative o bloqueio automático de tela. Em caso de furto/roubo, avise o Sicoob imediatamente ou ligue 0800 724 4420 e peça para desabilitar o acesso à sua conta.

4 – Segurança para o ano todo
Um alerta para o ano inteiro: é importante se atentar ao recebimento de e-mail, SMS e ligação por telefone. Não compartilhe seus dados. Em caso de dúvidas, entre em contato com sua instituição financeira.

5 – Dica bônus: Seguro Transações do Sicoob 
O Sicoob disponibiliza aos seus cooperados o Seguro Transações, que protege as movimentações financeiras digitais (Pix, TED e DOC) e operações que envolvam boletos bancários, vouchers e duplicatas. O produto ampara, também, se a pessoa realizar saque ou compras sob coação, além de proporcionar a cobertura Bolsa Protegida (roubo ou furto da bolsa e seus pertences).

Oportuno não apenas para o Carnaval, mas em ocasiões do ano inteiro, atua com três planos de contratação, todos eles a partir de R$ 5 mensais. A contratação pode ser realizada pelo App Sicoob e está restrita a pessoas físicas cooperadas, correntistas titulares de contas junto ao Sicoob.