Institucional

Organização

Conselho de Administração

O Conselho de Administração do Bancoob é composto por integrantes eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas para cumprir mandato de três anos. Conheça a atual composição do órgão colegiado:

  • Aifa Naomi Uehara de Paula
  • Bento Venturim
  • Clidenor Gomes Filho
  • Felipe Magalhães Bastos
  • Geraldo Souza Ribeiro Filho
  • Hudson Tabajara Camilli
  • Ivan Capra
  • Ivo Azevedo de Brito
  • José Evaldo Campos
  • Luiz Antônio Ferreira de Araújo
  • Luiz Gonzaga Viana Lage
  • Marcelo Baiocchi Carneiro
  • Marcelo Martins
  • Miguel Ferreira de Oliveira - Presidente
  • Rui Schneider da Silva – Vice-Presidente
  • Wilson Geraldo Cavina

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do Banco, investido de competência prevista em lei, será instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, em conjunto, 10% (dez por cento) ou mais das ações com direito a voto, e/ou preferencialistas que representem no mínimo 5% do capital subscrito e integralizado, sendo constituído por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, por 5 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas, ou não, residentes no país, com mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva do Banco Sicoob é composta por sete diretores (incluindo o diretor-presidente). Tem a missão de tomar decisões relacionadas ao negócio, bem como acompanhar as metas estabelecidas no planejamento estratégico e o cumprimento das demandas do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal (caso instituído). Conheça o corpo diretivo da instituição:

Marco Aurélio Borges de Almada Abreu
Diretor-Presidente

Antônio Cândido Vilaça Júnior
Diretor de Tecnologia da Informação

Ênio Meinen
Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais

Fernando Vicente Netto
Diretor Financeiro e Administrativo

Francisco Silvio Reposse Junior
Diretor Comercial e de Canais

Marcos Vinícius Viana Borges
Diretor de Operações

Rubens Rodrigues Filho
Diretor de Riscos e Controles

Comitê de Riscos

Definição e Finalidade

O Comitê de Riscos (CORIS) do Conglomerado Banco Cooperativo do Brasil S.A. - Bancoob é órgão de caráter permanente subordinado ao Conselho de Administração e suas atribuições e responsabilidades abrangem o Bancoob e suas empresas controladas.

O Comitê de Riscos tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no exercício das atividades de gerenciamento de riscos e gerenciamento de capital, sendo regido pela legislação vigente, por normas regulamentares e pelo seu Regimento Interno.

Competências

São competências do Comitê de Riscos:

  • Estabelecer as regras operacionais para seu funcionamento, as quais devem ser aprovadas pelo Conselho de Administração;
  • Propor, com periodicidade mínima anual, recomendações ao Conselho de Administração, sobre:
    1. Os níveis de apetite por riscos fixados na Declaração de Apetite por Riscos (RAS);
    2. As políticas, estratégias e limites de gerenciamento de riscos;
    3. As políticas, estratégias e limites de gerenciamento de capital;
    4. O programa de testes de estresse;
    5. As políticas para gestão de continuidade de negócios;
    6. O plano de contingência de liquidez;
    7. O plano de capital;
    8. O plano de contingência de capital;
    9. A disseminação da cultura de gerenciamento de riscos;
    10. Os recursos para o exercício das atividades de gerenciamento de riscos e de gerenciamento de capital, de forma independente, objetiva e efetiva;
    11. Os níveis de capital e liquidez;
  • Avaliar os níveis de apetite por riscos fixados na RAS e as estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos individualmente e de forma integrada;
  • Supervisionar a atuação e o desempenho do CRO – Diretor para gerenciamento de riscos;
  • Supervisionar a observância, pela diretoria, dos termos da RAS;
  • Avaliar o grau de aderência dos processos da estrutura de gerenciamento de riscos às políticas estabelecidas;
  • Manter registros de suas deliberações e decisões;
  • Compreender, de forma abrangente e integrada, os riscos que podem impactar o capital e a liquidez da instituição;
  • Entender as limitações das informações contidas nos relatórios gerenciais elaborados e recebidos da estrutura de gerenciamento de riscos e da estrutura de gerenciamento de capital;
  • Garantir que o conteúdo da RAS seja observado;
  • Entender as limitações e as incertezas relacionadas à avaliação dos riscos, aos modelos, mesmo quando desenvolvidos por terceiros, e às metodologias utilizadas na estrutura de gerenciamento de riscos;
  • Assegurar o entendimento e o contínuo monitoramento dos riscos pelos diversos níveis da instituição;
  • Coordenar suas atividades com o Comitê de Auditoria, de modo a facilitar a troca de informações;
  • Avaliar e verificar o cumprimento, pela administração, das recomendações do Comitê de Riscos;
  • Elaborar, ao final de cada semestre, o Relatório do Comitê de Riscos;
  • Desempenhar suas atividades observando o cronograma anual dos assuntos tratados pelo Comitê de Riscos;
  • Opinar sobre as matérias submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas consideradas relevantes.

 

Composição

Bento Venturim
Membro efetivo e coordenador do comitê

Ari Carrion Frandoling
Membro efetivo

Ênio Meinen
Membro efetivo

Francisco Silvio Reposse Júnior
Membro efetivo