Organização - Nacional
Institucional
Organização
Cooperativas Acionistas
São as cooperativas Centrais, acionistas do Banco Cooperativo do Brasil:
- Sicoob Central BA
- Sicoob Central Cecremge
- Sicoob Central Cecresp
- Sicoob Central Crediminas
- Sicoob Central ES
- Sicoob Central NE
- Sicoob Central Rio
- Sicoob Central Rondon
- Sicoob Central SC/RS
- Sicoob Goiás Central
- Sicoob Norte
- Sicoob São Paulo
- Sicoob UNI
- Sicoob Unicoob
- Sicoob UniMais
- Sicoob Planalto Central
Conselho de Administração
O Conselho de Administração do Bancoob é composto por integrantes eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas para cumprir mandato de três anos. Conheça a atual composição do órgão colegiado:
- Aifa Naomi Uehara de Paula
- Bento Venturim
- Clidenor Gomes Filho
- Felipe Magalhães Bastos
- Geraldo Souza Ribeiro Filho
- Hudson Tabajara Camilli
- Ivan Capra
- Ivo Azevedo de Brito
- José Evaldo Campos
- Luiz Antônio Ferreira de Araújo
- Luiz Gonzaga Viana Lage
- Marcelo Baiocchi Carneiro
- Marcelo Martins
- Miguel Ferreira de Oliveira - Presidente
- Rui Schneider da Silva – Vice-Presidente
- Wilson Geraldo Cavina
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal do Banco, investido de competência prevista em lei, será instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, em conjunto, 10% (dez por cento) ou mais das ações com direito a voto, e/ou preferencialistas que representem no mínimo 5% do capital subscrito e integralizado, sendo constituído por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, por 5 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas, ou não, residentes no país, com mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva do Banco Sicoob é composta por sete diretores (incluindo o diretor-presidente). Tem a missão de tomar decisões relacionadas ao negócio, bem como acompanhar as metas estabelecidas no planejamento estratégico e o cumprimento das demandas do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal (caso instituído). Conheça o corpo diretivo da instituição:
Marco Aurélio Borges de Almada Abreu
Diretor-Presidente
Antônio Cândido Vilaça Júnior
Diretor de Tecnologia da Informação
Ênio Meinen
Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais
Fernando Vicente Netto
Diretor Financeiro e Administrativo
Francisco Silvio Reposse Junior
Diretor Comercial e de Canais
Marcos Vinícius Viana Borges
Diretor de Operações
Rubens Rodrigues Filho
Diretor de Riscos e Controles
Comitê de Riscos
Definição e Finalidade
O Comitê de Riscos (CORIS) do Conglomerado Banco Cooperativo do Brasil S.A. - Bancoob é órgão de caráter permanente subordinado ao Conselho de Administração e suas atribuições e responsabilidades abrangem o Bancoob e suas empresas controladas.
O Comitê de Riscos tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no exercício das atividades de gerenciamento de riscos e gerenciamento de capital, sendo regido pela legislação vigente, por normas regulamentares e pelo seu Regimento Interno.
Competências
São competências do Comitê de Riscos:
- Estabelecer as regras operacionais para seu funcionamento, as quais devem ser aprovadas pelo Conselho de Administração;
- Propor, com periodicidade mínima anual, recomendações ao Conselho de Administração, sobre:
- Os níveis de apetite por riscos fixados na Declaração de Apetite por Riscos (RAS);
- As políticas, estratégias e limites de gerenciamento de riscos;
- As políticas, estratégias e limites de gerenciamento de capital;
- O programa de testes de estresse;
- As políticas para gestão de continuidade de negócios;
- O plano de contingência de liquidez;
- O plano de capital;
- O plano de contingência de capital;
- A disseminação da cultura de gerenciamento de riscos;
- Os recursos para o exercício das atividades de gerenciamento de riscos e de gerenciamento de capital, de forma independente, objetiva e efetiva;
- Os níveis de capital e liquidez;
- Avaliar os níveis de apetite por riscos fixados na RAS e as estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos individualmente e de forma integrada;
- Supervisionar a atuação e o desempenho do CRO – Diretor para gerenciamento de riscos;
- Supervisionar a observância, pela diretoria, dos termos da RAS;
- Avaliar o grau de aderência dos processos da estrutura de gerenciamento de riscos às políticas estabelecidas;
- Manter registros de suas deliberações e decisões;
- Compreender, de forma abrangente e integrada, os riscos que podem impactar o capital e a liquidez da instituição;
- Entender as limitações das informações contidas nos relatórios gerenciais elaborados e recebidos da estrutura de gerenciamento de riscos e da estrutura de gerenciamento de capital;
- Garantir que o conteúdo da RAS seja observado;
- Entender as limitações e as incertezas relacionadas à avaliação dos riscos, aos modelos, mesmo quando desenvolvidos por terceiros, e às metodologias utilizadas na estrutura de gerenciamento de riscos;
- Assegurar o entendimento e o contínuo monitoramento dos riscos pelos diversos níveis da instituição;
- Coordenar suas atividades com o Comitê de Auditoria, de modo a facilitar a troca de informações;
- Avaliar e verificar o cumprimento, pela administração, das recomendações do Comitê de Riscos;
- Elaborar, ao final de cada semestre, o Relatório do Comitê de Riscos;
- Desempenhar suas atividades observando o cronograma anual dos assuntos tratados pelo Comitê de Riscos;
- Opinar sobre as matérias submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas consideradas relevantes.
Composição
Bento Venturim
Membro efetivo e coordenador do comitê
Ari Carrion Frandoling
Membro efetivo
Ênio Meinen
Membro efetivo
Francisco Silvio Reposse Júnior
Membro efetivo