Sustentabilidade: o nosso compromisso na prática

Cooperar pelo amanhã é mais do que uma escolha, é um compromisso. Conheça a nossa atuação em prol da sustentabilidade nas comunidades de todo o país.

Em 2023, comemora-se o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho.

A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e passou a ser realizada no ano seguinte, em 1973.

Este dia é a principal maneira encontrada pelas Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação mundial em prol do meio ambiente.

Pacto Global da ONU

Em novembro de 2022, o Sicoob aderiu ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa voluntária que auxilia, por meio de diretrizes, a promoção do crescimento sustentável e da cidadania.

Com a integração ao Pacto, nós assumimos a responsabilidade de contribuir para alcançar os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A partir disso, nos comprometemos a promover interna e externamente os 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção:

  • Direitos Humanos:
    • As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
    • Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
  • Trabalho:
    • As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
    • A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
    • A abolição efetiva do trabalho infantil.
    • Eliminar a discriminação no emprego.
  • Meio ambiente:
    • As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
    • Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
    • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
  • Anticorrupção:
    • As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

A sustentabilidade sempre foi uma pauta importante para nós, especialmente por ela ser um de nossos valores.

Nós participamos ativamente dos fóruns de sustentabilidade do Conselho Empresarial Brasileiro pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) que representa o setor empresarial brasileiro nas discussões mundiais mais relevantes sobre sustentabilidade.

Além disso, possuímos iniciativas próprias em prol do desenvolvimento sustentável, elaboradas por meio do nosso Plano de Sustentabilidade.

Plano de Sustentabilidade

Transformar as comunidades por meio do cooperativismo financeiro já é um de nossos objetivos, e fazer isso de forma sustentável é um de nossos compromissos.

Por isso, além de cuidar das pessoas, também queremos fazer o mesmo pelo planeta.

Pensando no futuro, criamos o Plano de Sustentabilidade.

Este é um documento com diretrizes, ações e estratégia para que todas as nossas decisões sejam guiadas pelo desenvolvimento sustentável.

O Plano foi redigido a partir de um diálogo profundo com nossas cooperativas centrais e lideranças do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) de diversas áreas.

Com base em nossa atuação e em todas as demandas ouvidas, construímos uma série de compromissos de impacto positivo.

Eles foram baseados no que consideramos temas da materialidade da sustentabilidade em nossa instituição.

São eles:

  • Comunidades: buscamos o desenvolvimento local e regional por meio da instituição de políticas de investimento social a partir do diálogo com a comunidade.
  • Cidadania financeira: promovemos a cidadania financeira atrelada ao negócio, pois compreendemos a importância de desenvolver a acessibilidade, inclusão e educação financeira para que decisões mais conscientes sejam tomadas no presente e futuro.
  • Governança: por meio de estruturas e mecanismos sólidos de governança, garantimos a ética e proteção financeira de nossos cooperados e seus negócios.
  • Mudanças climáticas: auxiliamos os nossos cooperados a fomentar uma economia mais sustentável e circular. Por meio das finanças sustentáveis, conseguiremos contribuir para o combate dos problemas causados pelas mudanças climáticas.
  • Princípios cooperativistas: buscamos difundir ainda mais os princípios cooperativistas nos negócios de nossos cooperados, pois acreditamos que, por meio deles, é possível alcançar um equilíbrio entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.
  • Segurança e privacidade: nos preocupamos com a segurança da informação e proteção da privacidade dos cooperados. Com isso, garantimos investimentos em tecnologias e na formação de profissionais capacitados para nos auxiliarem na área de proteção financeira.
  • Direitos humanos: respeitamos e zelamos pelos direitos humanos para todos e buscamos ampliar a diversidade e a igualdade de oportunidades.

Para saber mais sobre como os temas citados acima foram transformados em compromissos, leia o nosso Plano de Sustentabilidade disponível para download gratuito em nossa página.

A sustentabilidade na prática

Com o Plano de Sustentabilidade e a adesão ao Pacto Global da ONU, promover a sustentabilidade de forma prática, juntamente com os nossos cooperados, tem sido um de nossos maiores objetivos.

Conheça algumas ações que têm feito a diferença nas comunidades de todo o país.

Sicoob Coopemata e o plantio de árvores para neutralizar a emissão de gases CO2

O Sicoob Coopemata assumiu o compromisso, de forma voluntária, de contribuir para o meio ambiente enviando esforços na busca da neutralização do CO2 (gás carbônico).

Essa ação iniciou-se com a realização do inventário de Gases Efeito Estufa (GEE) produzidos pelas suas unidades e resultou no plantio de árvores visando compensar e/ou neutralizar a emissão do CO2.

Em 9 de julho de 2022, foi lançada a Agenda de Neutralização de CO2 do Sicoob Coopemata.

Ela se deu por meio do plantio de 92 árvores referentes ao inventário GEE realizado no Posto de Atendimento da cidade de Senador Firmino, em Minas Gerais.

A primeira agenda tem o objetivo de inventariar e revisar a emissão de GEE de 20 postos de atendimentos até o ano de 2024 e o plantio das árvores para que a compensação/neutralização aconteça até o final de 2025.

Em fevereiro de 2023, também foi lançada a campanha Adote Uma Árvore, que permite a participação direta dos nossos cooperados no cumprimento da Agenda de Neutralização.

O principal objetivo da campanha é envolver o cooperado para que ele se torne integrante ativo da Agenda e, assim, fazer nascer o senso de pertencimento ao participar da neutralização de CO2 de sua cooperativa.

Para participar da campanha, o cooperado é convidado a realizar o investimento em seu capital social de 1+9 parcelas de R$ 19,50 para a contribuição do plantio das árvores.

Conheça mais sobre o trabalho do Sicoob Coopemata em prol da sustentabilidade.

Sicoob Credcooper e o projeto Nascente Viva

O projeto socioambiental Nascente Viva tem como principal objetivo repensar comportamentos que impactam o meio ambiente propondo ações positivas e práticas para a preservação e recuperação de nascentes.

Realizando ações desde 2016, o Nascente Viva zela pela preservação dos recursos híbridos por meio de ações educativas, estimulando o engajamento individual e da comunidade.

A iniciativa já contou com a participação de mais de 1.700 voluntários que atuaram na recuperação das nascentes, especialmente do Ribeirão do Lage, no interior de Minas Gerais, principal manancial da Caratinga.

Realizado em parceria com a Embrapa, Emater, escolas e órgãos públicos, o projeto promove palestras, seminários e dias no campo com o intuito de estimular de forma lúdica a participação de voluntários.

A motivação da cooperativa aconteceu após perceber os efeitos da expansão territorial desordenada ao longo do tempo, o que fez com que a região de Caratinga (MG) sofresse com a degradação dos solos, mananciais e reservas naturais.

A cooperativa fez, então, parcerias com especialistas e elaborou o projeto para preservar e recompor as matas do local, manejar adequadamente o solo e fazer tratamento de esgoto no meio rural.

O resultado foi a recuperação de 39 nascentes, doação de 15 mil mudas para reflorestamento de 150 hectares e aplicação de manejo de solo em cerca de mil hectares, além da realização de caminhadas com 1,2 mil jovens, nove seminários, 30 palestras sobre educação ambiental e 80 consultorias.

Sicoob Paraíba e o projeto Solo Vivo

Desde junho de 2020, o Sicoob Paraíba participa do Solo Vivo – um projeto realizado em Puxinanã (PB).

O projeto incentiva a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de mudas frutíferas e árvores nativas, além de cobertura do solo com resíduos vegetais.

Antes do Solo Vivo, de acordo com a cultura local, esses resíduos vegetais eram queimados.

Agora, com a implantação do projeto, esses resíduos passam a ser reaproveitados como biomassa, servindo para:

  • Proteger o solo de irradiação solar;
  • Alimento para microrganismos;
  • Manutenção da umidade do solo;
  • Decomposição e enriquecimento da microbiota.

Até maio de 2021, cerca de 180 árvores nativas foram plantadas e uma área de 10.000 m² foi coberta com resíduos vegetais, já apresentando sinais de recuperação.

O Solo Vivo é inspirado na agricultura sintrópica, que é difundida no YouTube pelo seu criador Ernst Gotsch e seu aluno Fernando Rebello.

Em uma área de dois hectares de um dos empregados do Sicoob Paraíba, no povoado de Puxinanã (PB), surgiu a ideia de implementar esses ensinamentos.

O objetivo é conscientizar pequenos agricultores a plantarem uma semente de esperança, transformando áreas degradadas em solo vivo e produtivo.

O Projeto Solo Vivo vem sendo gradativamente implantado e seus resultados já começaram a melhorar a percepção dos participantes em relação à importância da recuperação do solo.

Sicoob Cosemi e o projeto Compostagem na Escola

Realizado pelo Sicoob Cosemi, o Projeto Compostagem na Escola foi apresentado em algumas escolas no município de Itabira (MG) e região e alcançou 500 crianças e jovens.

Com ele, foi possível despertar a atenção dos alunos, professores e funcionários em relação ao desperdício e a importância de encontrar alternativas criativas e viáveis que amenizem os impactos ambientais.

O Projeto Compostagem também auxiliou os alunos a reciclarem os resíduos produzidos na escola e em suas próprias casas.

Durante a sua realização, foram apresentados conceitos de compostagem como uma maneira de tratamento do lixo orgânico.

Dessa forma, torna-se possível diminuir a quantidade de lixo gerado na escola, implantando um modelo de compostagem dentro dela.

Esse projeto alcançou bons resultados a partir do momento em que foi possível transmitir aos alunos conceitos e valores sobre a preservação do meio ambiente, formando cidadãos conscientes em relação a essa proteção.

O projeto foi apresentado para 500 (quinhentos) crianças e jovens.

Saiba mais sobre o nosso compromisso

Cooperar pelo amanhã é o nosso negócio, e implementar ações que possam transformar nossos cooperados e auxiliá-los a impactar o meio ambiente positivamente é parte do nosso compromisso.

É por meio deste trabalho diário em parceria com os cooperados, empregados e comunidades que continuamos contribuindo para uma economia mais próspera e sustentável.

Confira a nossa página para saber mais sobre os nossos compromissos, ações, diretrizes, políticas, pactos e acordos e relatórios de sustentabilidade.

 

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email