Tempo de leitura: 2min 26seg
Quem abre uma conta no Sicoob logo descobre que apostar em uma cooperativa para cuidar da vida financeira vem com uma série de vantagens: taxas bem mais justas, produtos e serviços sob medida, a oportunidade de fortalecer socioeconomicamente a própria comunidade e, claro, de participar todo ano dos resultados financeiros da instituição. Ou seja: é bem incrível!
O que nos leva à pergunta: como o Sicoob consegue oferecer tudo isso? Resumidamente, podemos dizer que esses benefícios começam a se tornar possíveis graças à união de forças de cada dono da cooperativa. Ou seja: de cada novo cooperado que chega se comprometendo com os demais e contribuindo para o sucesso coletivo.
Funciona assim: quando alguém se associa, firma esse compromisso com os outros cooperados e com a cooperativa por meio do pagamento da integralização, um valor que fica aplicado em uma conta pessoal, chamada Conta Capital. Na maioria das cooperativas, o valor fica rendendo durante toda a permanência da pessoa, que, se decidir sair, leva o dinheiro com ela.
A integralização dessa cota, ao mesmo tempo, fortalece a instituição como um todo (passando a compor seu Capital Social), e representa a parte da cooperativa que pertence àquele novo dono.
O que nos leva à participação nos resultados. Como donos, são os próprios cooperados (e não algum acionista por aí) que têm direito a receber parte dos resultados da cooperativa a cada ano. O tamanho dessa parte é definido pelo estatuto.
Mas como é feita essa divisão? Ela é proporcional à movimentação financeira de cada um: quanto mais a pessoa usar os produtos e serviços da cooperativa, contribuindo para o crescimento da instituição, mais ela recebe.
Agora que você entendeu direitinho porque o Sicoob é mais que uma escolha financeira, abra sua conta e compartilhe tudo isso com quem você gosta, para que cada vez mais gente faça parte do ciclo virtuoso do cooperativismo Sicoob!