O cooperativismo como instrumento de desenvolvimento sustentável das comunidades

Entenda como o cooperativismo pode transformar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Tempo de leitura:  8 minutos 03 segundos

O cooperativismo é uma ideia simples baseada na união de várias pessoas em prol do crescimento de todos. As vantagens desse movimento são inúmeras, capazes de transformar a vida das pessoas e das comunidades, além de ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento sustentável.

Neste texto, vamos te contar o que é o cooperativismo, quais os ramos de atuação, seus benefícios e como ele pode contribuir para a economia verde. Boa leitura!

Cooperativismo: uma ideia simples e transformadora

Imagine a seguinte situação: você está carregando um objeto muito pesado. Sozinho(a), o trajeto para chegar ao destino levaria 1 hora. Se pudesse contar com outras pessoas, juntos, vocês executariam a tarefa em 20 minutos.

Em resumo, essa colaboração pouparia tempo, esforços e o cumprimento da missão aconteceria por mérito de todos. Quando essa ideia simples é colocada em prática em maior escala, o potencial de transformação social, econômica e ambiental é impressionante.

É trabalhando os ideais dessa ajuda mútua, que funciona o cooperativismo. E, para abranger todas as áreas, ele atua em sete ramos dos setores da economia. São eles: financeiro; agropecuário; consumo; infraestrutura; trabalho, bens e serviços; transporte; e saúde.

Cooperativas financeiras (ou de crédito)

Essas instituições são aptas a oferecer os mesmos serviços de outras instituições financeiras, como cartão de crédito, empréstimos, abertura de conta corrente e poupança para pessoa física e jurídica e financiamentos. Porém as cooperativas financeiras oferecem taxas, tarifas e prazos mais adequados à realidade financeira dos seus cooperados.

  • Cooperativas agropecuárias

É o ramo do cooperativismo relacionado às atividades agropecuárias, extrativistas, agroindustriais, aquícolas e pesqueiras. Em resumo, o papel delas é receber, comercializar, armazenar e industrializar a produção dos cooperados.

  • Cooperativas de consumo

Tem como principal foco os estoques de bens de consumo e operam em negócios varejistas como postos de combustíveis, supermercados e fornecedores de suprimentos e insumos (como alimentos e roupas). Além de abranger, atualmente, as áreas de educação, lazer e turismo. A primeira cooperativa do mundo foi uma cooperativa de consumo, fundada em 1844.

  • Cooperativas de infraestrutura

São cooperativas cujo objetivo é levar qualidade de vida e desenvolvimento econômico para as comunidades, incluindo as mais remotas. É o ramo do cooperativismo que fornece serviços essenciais, como energia elétrica, irrigação, telefonia, telecomunicação, saneamento básico e construção habitacional.

  • Cooperativas de trabalho, bens e serviços

É o ramo do cooperativismo focado em serviços especializados a terceiros ou que produzem bens. Ele engloba setores como: trabalho, produção, mineral e parte do turismo e lazer. Ideal para empreendedores e pessoas que querem começar um negócio próprio.

  • Cooperativas de transporte

São as cooperativas focadas em modalidades de transportes exercidas no Brasil: individual, coletivo e de cargas. O objetivo delas é organizar, profissionalizar e trazer mais liberdade aos pequenos e médios transportadores.

  • Cooperativas da saúde

Esse é o ramo do cooperativismo dedicado à preservação e promoção da saúde humana. Essas cooperativas englobam as áreas médica, odontológica, psicológica e outras profissões classificadas no CNAE 86 como “atividades de atenção à saúde humana”.

Vale destacar que a divisão por ramos permite que o atendimento aos cooperados seja mais personalizado, mas todos seguem os mesmos princípios do cooperativismo.

Leia também: Saiba mais sobre os ramos do cooperativismo.

Dia Internacional do Cooperativismo

O cooperativismo vem em constante crescimento em todo o mundo. O poder desse movimento é tamanho que, há 100 anos, ele ganhou uma data para ser comemorado: o Dia Internacional do Cooperativismo.

O que essa data significa?

Em 1923, o Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) instituiu o Dia Internacional do Cooperativismo. Porém, foi somente em 1995 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou oficialmente a data. Desde então, ela é celebrada todos os anos no 1º sábado de julho.

O objetivo do Dia do Cooperativismo é chamar a atenção para o movimento e promover seus ideais, como eficiência econômica, solidariedade internacional, igualdade e paz mundial. Neste ano, o tema sugerido pela ACI é Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável, que destaca o cooperativismo como poderoso instrumento para a construção de uma economia verde. Isso porque esse modelo de negócio proporciona produtividade e desenvolvimento das comunidades, sempre se preocupando com o equilíbrio ambiental, a prosperidade e a responsabilidade social.

Cooperativismo e seu potencial de desenvolvimento sustentável

Como comentamos ao longo deste texto, o cooperativismo tem o compromisso de cuidar das comunidades. Nesse contexto, elas têm um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável dos locais onde estão inseridas.

Por meio de políticas aprovadas por membros, as cooperativas trabalham pelo desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas.

Leia mais sobre o princípio do cooperativismo “Interesse pela Comunidade”.

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.

Por meio de projetos e ações, as cooperativas contribuem para o aumento da produtividade das comunidades aliada à sustentabilidade. Isso inclui o plantio de mudas, redução dos gases de efeito estufa e o incentivo de uma economia de baixo impacto ambiental.

Dessa forma, o cooperativismo com foco na sustentabilidade beneficia a todos. Quem é cooperado participa ativamente desses projetos tão importantes. Já quem não é cooperado, é impactado de forma positiva por viver numa comunidade responsável que se preocupa com o meio ambiente.

Em resumo, o cooperativismo possibilita que todos prosperem por meio da ajuda mútua. Isso garante melhores oportunidades e um futuro mais justo.

Leia também: Conheça as ações e projetos sustentáveis de algumas cooperativas do Sicoob.

Sicoob: ao cooperar, reforçamos nosso compromisso com o amanhã de todos.

Somos um sistema de cooperativas financeiras que oferece serviços financeiros de qualidade aos seus cooperados. Nascemos da cooperação e, diariamente, trazemos mais pessoas para esse movimento de transformação, coletividade e união.

Em comemoração ao Dia do Cooperativismo, adotamos o tema: ao cooperar, reforçamos nosso compromisso com o amanhã de todos. O objetivo é mostrar como esse movimento é capaz de transformar o mundo e garantir um futuro melhor para todos. Quer saber mais sobre o cooperativismo e sobre o Sicoob? Acesse nosso blog e nos acompanhe pelo Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email