Capital de giro, inclui: ativos circulantes e passivos circulantes. Os ativos circulantes são tudo o que a empresa possui em suas reservas ou que possa gerar dinheiro no curto prazo, como dinheiro em caixa e em contas bancárias, estoques, recebíveis e rendimentos de aplicações financeiras que possam ser resgatadas. Já os passivos circulantes, são despesas em períodos regulares, como gastos com fornecedores, insumos, impostos, empréstimos, encargos trabalhistas, contas de água, luz, internet, etc.
Como dissemos, o capital de giro é importante para uma empresa operar sem problemas, comprar estoque, pagar fornecedores e funcionários, além de ajudar a financiar seu crescimento.
Sem capital de giro, a empresa pode ter dificuldade em realizar essas operações básicas necessárias. Mais do que gerar problemas para atrair novos clientes, a ausência de capital de giro pode levar a problemas financeiros, como inadimplência, falência e até mesmo o fechamento da empresa.
Leia também: 4 provas de que o Sicoob incentiva o empreendedorismo.
A partir de um bom planejamento financeiro, é necessário ter em mãos os gastos a curto e a longo prazos de uma empresa, assim como as possíveis entradas de dinheiro.
1) Some todas as suas contas a receber + valores que você possui em estoque e caixa.
2) Desta soma, subtraia todas as contas a pagar dentro do mesmo período (despesas, salários, impostos, fornecedores, etc.).
Pronto, esse é o valor necessário para que uma empresa possa sobreviver por um tempo. Ou seja, esse é o seu capital de giro.
Existem algumas coisas que as empresas podem fazer para gerenciar seu capital de giro:
Conheça a Sipag, a maquininha do cooperativismo que oferece diversas soluções de pagamento para aumentar o capital de giro da sua empresa.
O capital de giro de uma empresa é um indicador estratégico da saúde financeira de um negócio. Se permanecer baixo por muito tempo, é necessário buscar opções de financiamento.
No Sicoob, de forma simples e sem burocracia, uma empresa pode escolher a modalidade de capital de giro que melhor atende às suas necessidades, sem precisar comprovar a destinação do recurso. Essa linha de crédito é ideal para suprir as demandas de caixa no curto, médio e longo prazos.
E para reforçar ainda mais seus aprendizados em Educação Financeira, conheça a plataforma Se Liga Finanças ON, do Instituto Sicoob. A plataforma conta com os cursos Finanças Pessoais e Finanças para MEI, que visam disseminar conteúdo de educação financeira on-line, gratuitos e com certificado de participação. O curso Finanças para MEI, por exemplo, traz um conteúdo exclusivo sobre o tema capital de giro. Acesse a plataforma e confira!
Curtiu essas dicas e explicações? Para aprender mais sobre finanças, educação financeira, investimentos e desenvolvimento sustentável, acesse os outros textos deste blog e nos acompanhe pelo Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook.