4 provas de que o Sicoob incentiva o empreendedorismo

Entenda como o Sicoob pode te ajudar a empreender! Conheça as soluções oferecidas pelo Sicoob e como fazer parte de uma cooperativa financeira!

Tempo de leitura: 8min 11seg

Empreendedorismo e cooperativismo têm muita coisa em comum: ambas as atividades envolvem transformar a sociedade, tornando-a uma aliada na busca da prosperidade financeira. É por isso que o Sicoob oferece produtos e serviços especiais para incentivar empreendedores a continuarem investindo no seu sonho.

Só em 2021, o Sicoob liberou mais de R$ 33 bilhões em crédito para este público, representando um crescimento de 38% em dois anos — em 2019, foram destinados R$ 24 bilhões a este mesmo recorte de cooperados.

Os números são expressivos e representam muito mais que a acessibilidade ao crédito oferecida pelo Sicoob ao empreendedor. Há outras iniciativas para esse público e contaremos as principais neste artigo!

Qual a relação entre cooperativismo e empreendedorismo?

Vamos primeiro ao conceito de empreendedorismo. De maneira bem simplificada, empreender significa identificar oportunidades e criar algo novo para atendê-las, seja um serviço ou produto.

Muitas vezes as pessoas enxergam no ato de empreender a chance de realizarem seus sonhos, trabalharem com o que realmente gostam, serem donas do próprio negócio e aumentarem sua renda, obtendo mais lucro.

É aí que o cooperativismo pode fomentar o empreendedorismo. 

Quando uma cooperativa atua em determinada região, ela também traz novas soluções para a comunidade e amplia seus recursos disponíveis, facilitando a criação de novos negócios.

Assim, é uma estratégia interessante aliar os dois modelos para promover o desenvolvimento econômico tanto dos empresários como de toda a região. Afinal, para empreender de verdade, não dá para fazer tudo sozinho.

Como o Sicoob incentiva o empreendedorismo?

O Sicoob acredita que uma sociedade mais desenvolvida economicamente  contribui para que os negócios também prosperem e alcancem o sucesso. É um ciclo que a instituição quer cada vez mais impulsionar. 

Por isso, separamos 4 provas de que o Sicoob incentiva o empreendedorismo para você fazer parte e saber que pode contar com a sua cooperativa. 

1. Educação empreendedora

Um dos pilares que o Sicoob considera mais importante é o da educação financeira com foco no empreendedorismo.

Um exemplo é o projeto Jovem Empreendedor: Primeiros Passos, criado em 2018 por meio de uma parceria entre o Sicoob Copermec, o Sebrae e a Secretaria Municipal de Cláudio (MG). 

O projeto contou com a participação de 562 alunos das escolas municipais Dr. Wilson Veado e Geraldo Eugênio Toledo, localizados no município mineiro.

A ideia era inserir o empreendedorismo, a educação financeira e o cooperativismo no contexto escolar, proporcionando aos alunos conhecimentos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. 

Conceitos como criatividade, pensamento crítico e espírito de coletividade foram trabalhados com os estudantes, que, a partir disso, puderam entender melhor o pensamento empreendedor.

A Cooperativa Mirim é outro programa interessante que incentiva a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes. Trata-se de uma associação de alunos que se unem voluntariamente para satisfazer as necessidades comuns do seu ambiente. 

Os estudantes são orientados por um professor e produzem trabalhos artesanais, como caixas decoradas, pintura em tela e até bolos. Dessa maneira, os alunos conseguem entender na prática os princípios do cooperativismo. 

Além disso, o projeto contribui para a formação de futuras lideranças empreendedoras.

2. Soluções financeiras especiais

Uma das maiores vantagens do cooperativismo financeiro são as taxas mais justas oferecidas aos cooperados para fazer suas transações bancárias.

Contudo, os benefícios de ter uma conta no Sicoob vão além disso. Um deles é o Parceiro Mais, uma solução de financiamento para a compra de bens e serviços.

Se você está equipando a sua empresa, por exemplo, pode comprar equipamentos de informática usando essa solução. 

O Programa Mais funciona da seguinte forma: para o cooperado, os prazos de pagamento são mais longos e ele pode contratar o financiamento em qualquer loja credenciada ao Parceiro Mais.

Já para o lojista, a aprovação é feita de maneira rápida e não há riscos de inadimplência, além de mais chances de alavancar as vendas. Seja qual for o segmento de atuação da sua loja, é possível se tornar um Parceiro Mais.

Para isso, basta procurar a cooperativa Sicoob mais próxima e realizar o seu cadastro. Não é preciso que o dono da loja seja um cooperado para ter acesso ao serviço.

É bom ressaltar que as cooperativas que fazem parte do Sicoob podem ofertar serviços diferentes. 

Por isso, sempre consulte uma cooperativa para saber as linhas especiais para empreendedores!

3. Soluções para o seu negócio

Ao ter seu próprio negócio, alguns processos devem ser seguidos para mantê-lo organizado. Oferecer diferentes formas de pagamento para os clientes é um desses processos. 

Existem infinitas opções no mercado para isso, mas nem sempre elas são vantajosas, seja pela alta taxa de juros ou por não se adaptarem ao seu modelo de negócio.

Pensando nisso, o Sicoob criou duas excelentes soluções que ajudam a promover o desenvolvimento econômico das comunidades, facilitando a vida dos empreendedores e clientes.

A primeira foi a Sipag (Soluções Integradas de Pagamento). A Sipag é mais que uma maquininha de cartão, oferecendo diversas soluções de pagamento.

A outra solução foi o cartão Coopcerto. Ele é uma ótima opção caso você já tenha funcionários na sua empresa, pois pode fazer o pagamento de benefícios como alimentação, premiação, entre outros. Dessa maneira, sua gestão fica bem mais simples e prática.

4. Cursos e workshops

Muitas cooperativas do Sistema oferecem à comunidade cursos e workshops para incentivar a educação financeira. 

Essas medidas acabam contribuindo para quem quer empreender. Afinal, a gestão de um negócio precisa ser bem organizada e todas as contas precisam ser acompanhadas de perto.

Um ótimo exemplo é o Clinicas Financeiras, programa desenvolvido pelo Instituto Sicoob que tem como objetivo auxiliar as pessoas a lidarem melhor com o seu dinheiro, com a negociação de dívidas e até receberem orientações sobre investimento. 

Ao se cadastrar no site do programa, você pode encontrar um orientador financeiro e agendar uma consulta individual gratuita para esclarecer dúvidas e aprender um tema do seu interesse relacionado a finanças e cooperativismo.

Dessa maneira, o Sicoob vem contribuindo para que as pessoas tenham uma vida financeira mais saudável. 

Viu como o Sicoob incentiva o empreendedorismo? Saiba mais sobre como se tornar um cooperado.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email