Golpe do QR Code
O fraudador, em ligação telefônica, se passa por empregado da Central de Suporte/Cooperativa e induz o cooperado a realizar uma atualização de segurança, solicitando a vítima que acesse uma falsa aplicação do Sicoobnet, na qual o cooperado informa todos os dados de acesso à conta, incluindo a senha.
De posse dos dados capturados o fraudador acessa o App Sicoob do seu celular para cadastrá-lo na conta do cooperado e, ainda na ligação telefônica, solicita ao cooperado que acesse o App Sicoob para realizar a leitura do QR Code de liberação de dispositivo. Uma vez liberado o celular do fraudador, ele passa a efetivar transações financeiras até o limite disponível do cooperado.
Ataque pela internet
Usuário recebe link ou arquivo por e-mail que, ao ser clicado, altera configuração de segurança do computador, permitido acesso remoto por fraudadores.
Mensagens falsas
Por e-mail ou celular, o usuário recebe mensagens com links que levam ou direcionam a páginas falsas que capturam informações do cliente.
Phishing
Golpistas enviam mensagens eletrônicas que se passam por comunicação oficial do Sicoob (ou outro site popular); é comum essa mensagem informar que, se a pessoa não fizer os procedimentos que estão naquele e-mail haverá consequência séria, só que ao clicar no link o usuário é redirecionado para uma página falsa do Sicoob.
Malware
Uma nova página inicial surgiu sem sua permissão? Há uma barra de ferramenta ou atualizações que brotou em seu navegador? Tentou acessar um site e foi redirecionado para outro? Suas ferramentas de proteção foram desativadas? Contatos de e-mails e rede sociais avisaram que você mandou conteúdo estranho? Se sim, provavelmente você carga um malware. Se a velocidade, tanto em navegadores na internet quanto na execução de programas, ficar visivelmente debilitada repentinamente é outro sinal. Um malware costuma interferir no desempenho por usar parte do potencial de sua máquina para outros fins. Isso também causa travamentos.
Cuidado com os documentos
A maioria dos documentos acontece com o uso de documentos roubados, furtados ou extraviados. Se você foi vítima de uma destas situações, a primeira atitude a ser tomada é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). No primeiro caso (roubo), você deve ir até uma delegacia, nos demais, você pode emiti-lo através do site de Secretaria de Segurança Pública.
Golpe do motoboy
Fraudadores ligam para o cliente e questionam uma suposta compra no cartão. Pedem as senhas para supostamente bloquear o cartão e oferecem mandar um motoboy ao cliente para recolher o cartão para "perícia".
Golpe do DDA
Consiste no envio de falso e-mail informando sobre descontou e por isso solicitam que desconsiderem o pagamento do DDA e realizem o pagamento do novo boleto enviado pelo e-mail. Dessa forma, ao efetuar o pagamento desse "novo boleto" os recursos são desviados para outra pessoa, portanto a quitação da obrigação prevista no DDA não será realizada, assim a dívida permanecerá.
Golpe do falso sequestro ou do falso parente
A vítima recebe um telefonema informando que um parente próximo está em poder de sequestradores (o que é mentira) e solicitam o pagamento de resgate imediato através de transferência ou depósito; ou um falso parente telefona para a vítima solicitando um "empréstimo" imediato para arcar com despesas de uma eventualidade inesperada. Forma de ação: Após contatar a vítima nas formas acima descritas, os golpistas passam informações bancárias de conta corrente para a qual a transferência deve ser remetida.
Proteja-se:
-
Desconfie sempre!
-
Ao receber este tipo de telefonema, não fale o nome do parente em nenhum momento.
-
Desligue o telefone e contate o teu parente para certificar-se de que ele está seguro.
-
Se conseguir, anote os dados bancários fornecidos pelo golpista e avise a polícia.
-
Desconfie de ligações comunicando sequestros. Desligue o telefone e tente contatar o suposto sequestrado.
Falso empréstimo
É a oferta de empréstimos para pessoas negativadas com a promessa de não consultar órgãos de proteção ao crédito. Forma de ação: Anúncios em outdoors, rádios, jornais, Internet, mídias sociais, etc., em que se oferecem empréstimos sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Ao receber o contato dos interessados em tomar o empréstimo, e após dar maiores informações sobre as condições contratuais, os golpistas solicitam pagamento antecipado de taxas administrativas e seguros prestamistas e, quando recebem o pagamento, que geralmente é por TED, cortam o contato com a vítima.
Proteja-se:
-
Desconfie das facilidades ofertadas.
-
Não efetue qualquer pagamento antecipado de taxas administrativas ou seguros prestamistas. Essa não é a prática adotada por instituições financeiras sérias.
-
O Sicoob nunca pede pagamento antecipado de taxas administrativas ou seguros prestamistas para liberar empréstimos.