Impulsionando Sonhos: Crédito oferecido pela cooperativa apoia os negócios dos cooperados - Sicoob Agrocredi
O desejo de abrir o próprio negócio foi o que motivou a cooperada Michele Rovani a sair do emprego numa concessionária para trabalhar com moda feminina. Há 12 anos no ramo, ela contou com o Sicoob Agrocredi para apoiar o seu negócio. “As primeiras peças comercializadas foram compradas com o acerto da antiga empresa. Porém, para crescer, foi preciso um capital inicial para investir”, relembra.
E foi na cooperativa que ela conseguiu os recursos de que necessitava. Naquela época, ela solicitou um empréstimo de R$ 5 mil com vencimento trimestral. “Conforme as minhas vendas iam aumentando, expandi também os empréstimos, os quais me permitiram apostar no meu empreendimento”, contou Michele.
Assim como ela, muitos outros empreendedores têm se beneficiado do acesso facilitado às múltiplas opções de crédito, oferecidas pelo Sicoob Agrocredi. Atualmente, 35% da carteira total de crédito da cooperativa são compostas por associadas pessoas jurídicas (PJ). Dentre as operações mais comuns está a modalidade "capital de giro", que pode ser usada para pagar férias e 13º salário, manter estoque,
regularizar o fluxo de caixa, realizar reformas e pagar demais custos.
“Tudo isso com taxas muito mais competitivas do que as ofertadas por outras instituições financeiras e com parcelas que não comprometem o caixa. Além disso, por ser uma cooperativa, todos os associados são considerados ‘donos’, tanto é que eles têm participação nos lucros e resultados”, destaca o supervisor de Crédito Wellington Cintra.
Apoio durante a pandemia
É inegável que os impactos da Covid-19 foram sentidos pelos empresários, independentemente do seu ramo. Foi o caso de Michele. “Acabei fechando três das minhas cinco lojas e, com isso, dei o primeiro passo para começar as vendas on-line, essenciais para sobreviver neste novo contexto”. Atento à essa realidade, o Sicoob Agrocredi também tem viabilizado recursos por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado em maio de 2020, pelo Governo Federal, para minimizar os efeitos da pandemia nos negócios. “Por meio dele, beneficiamos 832 cooperados, desde julho de 2020, quando teve início a primeira fase do programa”, exemplifica Wellington.
Outros produtos e soluções
Além do capital de giro, há um vasto portfólio idealizado para atender às necessidades dos cooperados PJ.
Veja mais abaixo
- Antecipação de recebíveis: consiste no adiantamento dos valores que sua empresa tem a receber por meio de cartões, boletos e cheques;
- Financiamentos de veículos com ano-modelo até 10 anos;
- Financiamentos de energia fotovoltaica;
- Cartão de Crédito e Cheque Especial;
- Financiamentos oferecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
- Cartão Coopcerto.