Espaço reservado do Banner sistêmico Crediminas. Visitantes do site não visualizam este alerta.

Os mais pedidos

Sicoob está entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o IT Forum

Abril 2025 - O Sicoob foi reconhecido como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil pelo IT Forum, um dos mais relevantes ecossistemas de conteúdo e relacionamento do setor de tecnologia e negócios do país. A premiação valoriza organizações que se destacam por promover a inovação de forma estratégica, com impacto direto nos seus modelos de negócio e na experiência dos usuários.

O destaque que levou o Sicoob a conquistar esse reconhecimento foi o case do Assistente Inteligente do Sicoob, projeto que integra inteligência artificial generativa ao ambiente de trabalho dos colaboradores de todas as cooperativas. A ferramenta permite interações com documentos e dados de forma conversacional, otimizando processos, ampliando a produtividade e reforçando o compromisso da instituição com a inovação com propósito.

Em seus primeiros seis meses de operação, o Assistente Inteligente registrou mais de 33 milhões de interações e proporcionou ganhos tangíveis de eficiência, como a economia de mais de 2 mil horas de trabalho na área jurídica. O projeto também foi responsável por abrir caminho para uma nova geração de copilotos especializados, voltados a diferentes áreas de negócio.

Esse reconhecimento reforça o posicionamento do Sicoob como um ecossistema financeiro cooperativo que investe fortemente em tecnologia para transformar a vida dos seus mais de 8,6 milhões de cooperados, sem abrir mão do seu diferencial humano e próximo.

“O Sicoob entende a inovação como um meio para gerar valor real para as pessoas. Ser reconhecido entre as empresas mais inovadoras do Brasil é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a evolução tecnológica mas, acima de tudo, com a inovação com propósito”, destaca Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Nossa atuação se baseia na combinação entre o que há de mais avançado em soluções digitais e a essência cooperativista, que coloca o ser humano no centro da estratégia”, ressalta o executivo.

Além disso, o Sicoob também vem se posicionando como protagonista em outras frentes de inovação no Sistema Financeiro Nacional, como no projeto do Drex, a moeda digital brasileira, por meio do Consórcio SFCoop, formado pelas principais cooperativas financeiras do país, em parceria com o Banco Central, e no desenvolvimento de soluções personalizadas no ecossistema Open Finance, como o Super App Sicoob.

“Nossas entregas digitais são fruto de uma estratégia robusta de inovação, que alia investimentos em tecnologia, metodologias ágeis, inteligência de dados e um olhar atento às necessidades reais dos cooperados. E isso só é possível graças à atuação conjunta de nossos times, parceiros e cooperativas, que acreditam em um futuro mais colaborativo e conectado”, completa Vilaça.

A metodologia da premiação avalia critérios como cultura de inovação, impacto no negócio, potencial disruptivo das soluções e maturidade digital.

Credinor é representada em treinamento de Planejador Financeiro promovido pela Central Crediminas

Evento reuniu representantes de sete cooperativas na cidade de Sete Lagoas

Entre os dias 08 e 10 de abril, a Central Crediminas promoveu o Treinamento de Planejador Financeiro, sediado pela cooperativa Sicoob Credisete, em Sete Lagoas (MG). O evento reuniu 23 participantes de sete cooperativas do sistema, com o objetivo de fortalecer as práticas de planejamento financeiro, abordagem consultiva e técnicas de vendas.

Durante os três dias de atividades, os participantes tiveram acesso a conteúdo teóricos e práticos voltados para o aprimoramento do atendimento ao cooperado, incluindo temas como gerenciamento de riscos, desenvolvimento de habilidades para tratamento de objeções e aplicação de consultoria financeira na rotina comercial.

A Credinor foi representada pelos Analistas de Performance de Produtos, Douglas Barroso e Matheus Clynton, que participaram das dinâmicas, trocas de experiências e capacitações propostas ao longo do treinamento.

“A presença da Credinor nessa iniciativa reforça nosso compromisso com a qualificação contínua dos profissionais e a busca por soluções cada vez mais inovadoras para os nossos cooperados”, declara Douglas Barroso. 

Credinor recebe equipe técnica e jogadores do North Esporte Clube

Visitantes foram recepcionados pela diretoria da Cooperativa para um café especial

Na manhã desta terça-feira, 08 de abril, jogadores e membros da comissão técnica do North Esporte Clube, acompanhados pelo presidente, Victor Oliveira, realizaram uma visita ao Centro Cooperativo Heli Penido, em Montes Claros. O encontro teve como propósito apresentar parte dos jogadores ao Sicoob Credinor, patrocinador master do time.

A comitiva foi recebida pela diretoria, que preparou um momento de conversa acompanhado de um café especial. Durante o encontro, Dario Colares, presidente da cooperativa, aproveitou a ocasião para entregar a Victor um exemplar da Revista Credinor, edição 2025, que entre as matérias destaca uma reportagem especial de seis páginas sobre a parceria entre a cooperativa e o time.

Além do presidente do clube, estiveram presentes o técnico Paulinho Guará, o diretor-executivo do North, Marlon Araújo, os atletas Paulão (zagueiro), Victor Rangel (atacante), Léo Baiano (volante), Leandro Ferreira (volante) e Renato Henrique (meia), além da equipe de comunicação e marketing do North.

A visita também foi uma oportunidade para destacar o papel do esporte na transformação social e na valorização dos talentos do Norte de Minas. “Para a Credinor é uma alegria fazer parte de um projeto tão bem estruturado e com propósito como esse do North. Acreditamos que nosso papel vai além do apoio financeiro; estamos comprometidos com o desenvolvimento educacional e, principalmente, social da nossa região”, pontua Dario.

O North segue se preparando para os desafios da temporada e mais uma vez conta com o apoio da Credinor. “Desde o início do nosso projeto a cooperativa sempre nos abraçou e esteve com a gente nessa caminhada. Agradeço a Dario e a toda a diretoria por acreditarem no nosso projeto. Neste ano vamos com tudo em busca da vaga para a primeira divisão do campeonato mineiro”, declara Victor. 

Consórcio do cooperativismo financeiro lança solução inovadora para reforçar a privacidade e a segurança de dados no ecossistema do Drex

O SFCoop, consórcio formado pelos sistemas cooperativos Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred para participação no projeto piloto do Drex, anuncia o desenvolvimento de uma solução inovadora voltada para aprimorar a privacidade, a proteção de dados e a segurança no ecossistema financeiro digital. 

Na primeira fase de desenvolvimento, o piloto do Drex, que visa criar uma infraestrutura para transações com ativos digitais regulada pelo Banco Central, enfrentou desafios relacionados à privacidade dos usuários, à proteção de informações sensíveis e à viabilização da fiscalização pela autoridade monetária. Diante dos resultados insatisfatórios com as soluções testadas, o Banco Central abriu, para a segunda fase do projeto, a possibilidade de apresentação de novas propostas que conciliem descentralização, programabilidade e privacidade. 

A solução do SFCoop foi concebida em conformidade com as diretrizes de sigilo bancário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais normativas regulatórias, garantindo um modelo mais seguro e transparente para as operações dentro da infraestrutura do Drex. 

Denominada Harpo, em homenagem ao deus grego do silêncio, dos segredos e da confidencialidade, a tecnologia desenvolvida pelo consórcio estabelece novos padrões para o tratamento de dados sensíveis no ecossistema financeiro digital, equilibrando eficiência, segurança e privacidade. 

“Durante a fase inicial do Drex, identificamos desafios críticos relacionados à confidencialidade das transações, ao controle sobre os dados e à supervisão regulatória. Nossa solução endereça esses pontos, garantindo que o Drex evolua com um arcabouço tecnológico robusto, alinhado às exigências do mercado e às normas legais”, destacou Márcio Alexandre, superintendente de Governança e Arquitetura de TI e representante técnico do consórcio SFCoop no Drex. 

O executivo afirmou, ainda, que “o esforço de produzir uma peça essencial para o funcionamento do Drex e disponibilizá-la em um modelo de código aberto reflete o compromisso dos sistemas cooperativos com a inovação, a independência tecnológica, a soberania nacional da iniciativa e o amplo acesso a esses recursos”. 

Apresentado às demais instituições participantes do piloto do Drex no último 13  de março, o Harpo pretende ser uma solução colaborativa. Para isso, o SFCoop adotou um modelo de licenciamento aberto e um acordo técnico entre cooperados que regerá o trabalho de todas as organizações interessadas em se envolver na iniciativa. 

Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central (Deban) e coordenador da Iniciativa Drex no BC, destacou a relevância de aprimorar a privacidade e a segurança no Drex, ressaltando o papel das instituições financeiras nesse avanço: 

“A privacidade e a segurança de dados são essenciais para que o Drex se consolide como uma infraestrutura digital sólida e confiável. O desenvolvimento de soluções que enderecem esses desafios fortalece a confiança no ecossistema financeiro digital e assegura a conformidade com as diretrizes regulatórias. Além disso, a criação de um ambiente seguro e interoperável depende do engajamento contínuo do setor financeiro. A adoção de tecnologias inovadoras permitirá que o Drex avance com resiliência, transparência e alinhamento às melhores práticas internacionais”, afirmou. 

A inovação trará maior segurança para as instituições participantes, assegurando que o Drex funcione dentro de um ambiente confiável, interoperável e em conformidade com os princípios de proteção de dados exigidos pelo Banco Central. Além disso, a solução do SFCoop se posiciona como um modelo de referência para futuras implementações de privacidade e segurança dentro da arquitetura financeira digital do país. 

Pré-assembleias do Sicoob Credinor chegam ao fim com 25 cidades atendidas

Cooperativa agora se prepara para realizar a Assembleia Geral Ordinária no dia 14 de abril, em Montes Claros

Após quatro semanas na estrada, mais de 5 mil quilômetros percorridos, o Credinor Itinerante, circuito de pré-assembleias do Sicoob Credinor, reuniu 3.585 participantes e contou com a colaboração de cerca de 90 profissionais terceirizados, entre equipes de cerimonial, buffets, climatização, segurança, motoristas e estrutura técnica. O evento passou por 25 cidades para levar informações e prestação de contas aos cooperados.

Durante esses dias de estrada, os dirigentes da cooperativa, divididos em duas rotas, puderam estar próximos dos associados para ouvir as demandas, os elogios e apresentar os números da cooperativa. Foi um momento crucial para solidificar ainda mais a presença e o impacto da Credinor, tanto entre os cooperados, quanto nos municípios que abraçaram a instituição.

A cidade de Coração de Jesus, que conta com os serviços do Sicoob Credinor desde 1998, registrou o maior público das pré-assembleias, com 237 pessoas presentes no evento. Outro destaque foi a realização do Credinor Itinerante, pela primeira vez, nas cidades de Bom Jesus da Lapa e Grão Mogol, cujas agências foram inauguradas em 2024.

“Estar cada vez mais perto dos nossos cooperados nos proporciona uma visão ainda mais clara das necessidades e expectativas de cada um. As pré-assembleias foram momentos de diálogo e aprendizado, onde pudemos apresentar nossos resultados e ouvir as sugestões, elogios e, principalmente, as demandas que nos ajudam a melhorar continuamente”, enfatiza o presidente da Credinor, Dario Colares.

Com o término das pré-assembleias, a Credinor agora se volta para a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), convocada para o dia 14 de abril, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, com terceira chamada às 19h. Durante o evento, os cooperados conhecerão os resultados gerais da cooperativa, poderão aprovar as contas e deliberar sobre a destinação das sobras líquidas da Credinor, que totalizaram R$ 9.622.768 no exercício de 2024.

Credinor Itinerante chega à última semana com participação de mais de 2.600 cooperados

Seis cidades ainda receberão as pré-assembleias nesta semana

Chega ao fim, nesta semana, o circuito de pré-assembleias do Sicoob Credinor, que, ao longo de 17 dias, percorreu 19 cidades nas áreas de abrangência da Cooperativa, tanto em Minas Gerais quanto no estado da Bahia, onde a Credinor conta com quatro agências em Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista e Caetité.

A proposta de prestar contas aos cooperados é uma ação consolidada e promovida anualmente pela diretoria, que faz questão de estar pessoalmente em cada cidade. Neste ano, o Credinor Itinerante foi realizado em duas rotas distintas, com o objetivo de cobrir, em um tempo reduzido, as 25 das 28 cidades que contam com agências da Cooperativa.

Em todas as cidades visitadas, as pré-assembleias têm oportunizado que os cooperados conheçam os resultados da agência local e discutam as ações realizadas ao longo do ano. Além disso, o Credinor Itinerante é uma oportunidade de ouvir as demandas dos associados, o que reforça o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

Para fechar o circuito, seis cidades do Norte de Minas receberão a comitiva da Credinor nesta semana: Salinas, Grão Mogol, Taiobeiras, Capitão Enéas, São João do Paraíso e Lontra. Após o encerramento das pré-assembleias, a cooperativa se prepara para realizar a Assembleia Geral, marcada para o dia 14 de abril, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

“Queremos que cada cooperado se sinta parte ativa do nosso crescimento e, por isso, a nossa presença nas cidades e a interação direta com eles são tão importantes. Estar mais conectado com os cooperados é, sem dúvida, o caminho para construirmos juntos um futuro mais próspero e sustentável para todos”, ressalta o presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares.

Circuito de pré-assembleias do Sicoob Credinor passa por 12 cidades em duas semanas

Equipes da cooperativa já rodaram cerca de 1.800 km; até o fim do circuito serão mais de 5 mil km percorridos

O Credinor Itinerante já percorreu 12 cidades e envolveu mais de 1.900 cooperados na segunda semana do circuito de pré-assembleias da cooperativa. Com a proposta de estreitar o relacionamento com os cooperados, o programa tem se mostrado um sucesso na missão de levar transparência e prestação de contas aos associados.

Iniciado em 13 de março, o Credinor Itinerante percorrerá 25 cidades das 28 atendidas pela cooperativa. Até agora, as equipes já rodaram cerca de 1.800 quilômetros para os encontros até então realizados em Corinto, Varzelândia, Januária, Augusto de Lima, Buenópolis, Icaraí de Minas, Glaucilândia, Bocaiuva, Francisco Sá, Juramento, Coração de Jesus e Lagoa dos Patos.

Em todas as cidades visitadas, as pré-assembleias têm oportunizado que os cooperados conheçam os resultados da agência local e discutam as ações realizadas ao longo do ano. Além disso, o Credinor Itinerante é uma oportunidade de ouvir as demandas dos associados, o que reforça o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

De acordo com o presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares, o programa tem sido fundamental para fortalecer o vínculo com os cooperados. "A participação ativa dos cooperados nas pré-assembleias demonstra o interesse deles em acompanhar o desempenho da cooperativa e contribuir com sugestões para o futuro. Essas reuniões são um momento importante de troca e colaboração", pontua.

PRÓXIMOS DESTINOS

Nesta semana, parte da equipe do Credinor Itinerante estará em solo baiano, onde a Credinor conta com quatro agências nas cidades de Guanambi, Vitória da Conquista, Caetité e Bom Jesus da Lapa. Ainda nesta semana, serão realizadas as pré-assembleias nas cidades de Brasília de Minas, Mirabela e Itacambira.

Para fechar o circuito, mais seis cidades receberão a comitiva da Credinor: Salinas, Grão Mogol, São João do Paraíso, Capitão Enéas, Taiobeiras e Lontra. Vale pontuar que após as pré-assembleias, será realizada em Montes Claros, no dia 14 de abril, a Assembleia Geral, aberta para todos os cooperados do Sicoob Credinor.

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade