O Sicoob está presente na vida de seus cooperados, sempre ouvindo os diferentes pontos de vista por meio do diálogo e da democracia. Ele procura entender as necessidades deste universo de milhões de pessoas, promovendo a evolução do cooperativismo financeiro e mantendo-o atualizado.
Frente a isso, é essencial que a marca Sicoob seja forte e repleta de significado, transmitindo a cada momento seu propósito. Assim, a ideia é inovar, saindo do lugar comum do segmento, sempre de forma justificada e respeitando a viabilidade econômica do Sistema e dos próprios cooperados.
A alma da marca Sicoob deve ser fundamentada em quatro características essenciais que descrevem sua intenção e orientam suas ações estratégicas:
Meta sistêmica, visando a manutenção da confiança irrestrita do cooperado quando da realização de suas operações financeiras
Fundamental para a existência e a perenidade do Sistema
Baseada no princípio cooperativista da democracia
Baseado no orgulho de ser proprietário do empreendimento cooperativo
O ícone do Sicoob representa todo o Sistema, contemplando as singulares (triângulo turquesa), centrais (triângulo verde médio) e entidades do Sistema (triângulo verde claro). São todas as cooperativas e empresas do Sicoob unidas em uma só marca.
O ícone é uma forma única e possui restrições ao seu uso, não devendo ser alterado, complementado com outras imagens ou efeitos, ou sofrer distorções das formas.
Em alguns casos especiais, o ícone poderá ser utilizado sem o tipo, como em aplicações de peças institucionais, brindes, peças de identificação de empregados e em elementos de sinalização da fachada.
O seu uso individualizado deverá necessariamente se apresentar com a área de arejamento.
O tipo Sicoob foi desenvolvido a partir de uma tipografia criada especialmente para o Sistema, sendo modificada para que o peso dos caracteres contrastasse com as submarcas das cooperativas e entidades do Sistema.
O objetivo desta modificação é estabelecer uma hierarquia entre as instituições do Sistema, de modo a resguardar a legibilidade, mesmo em seus limites de redução.
A aplicação sem o ícone é expressamente proibida. O fato de o tipo “Sicoob” ter maior peso em relação ao complemento das marcas das centrais e singulares faz com que haja equilíbrio na composição da marca, quando esta se apresenta em sua forma pura.
Já nas aplicações proporcionais, a diferença de contraste entre o tipo Sicoob e o complemento da proporcional mantém o equilíbrio da composição, visto que nessa aplicação a relação de contraste é dada pela diferença de cor.
A tipografia trabalhada é forte, transmite solidez e credibilidade. O fato de ser levemente arredondada caracteriza proximidade, sendo, portanto, mais amigável.
Lançada em 2024, a fonte Sicoob conta com uma família tipográfica própria e exclusiva.
Ela foi desenvolvida por um renomado estúdio tipográfico brasileiro e é composta por dois tipos - sans e script - que, juntos, criam composições harmônicas e traduzem a nossa voz.
Suas curvas suaves e cantos arredondados, inspirados no nosso logotipo, conferem uma identidade única à nossa comunicação, traduzindo nosso DNA humano e cooperativo.
Ela veio para substituir as fontes Asap e Pacifico, que fizeram parte da nossa história nos últimos anos e serão descontinuadas gradualmente ao longo do ano de 2024.
Dica de uso: essa fonte deve ser utilizada com parcimônia e preferencialmente em títulos, pois seu estilo cursivo pode tornar a leitura cansativa em textos mais longos. Use-a para realçar ou destacar palavras estratégicas nos seus textos, sempre com equilíbrio.
As fontes estão disponíveis para download nos repositórios de Marketing do Sicoob. Baixe e vamos juntos escrever os próximos capítulos da nossa história com a fonte Sicoob.
Importante: o uso dessas fontes não é necessário em documentos, no corpo de e-mails ou nas marcas independentes, como Coopera e Sipag, que já possuem Guia da Marca próprio.
Para documentos digitais (como .doc ou .ppt), ou na extrema impossibilidade de utilizar as fontes indicadas no universo visual, elas podem ser substituídas por Tahoma Bold (títulos) e Arial (textos).
As cores são um dos principais elementos para inspirar e transmitir a personalidade da marca.
Seu uso consistente potencializa a comunicação e gera reconhecimento e diferenciação por todos os seus públicos.
Cores principais
R: 0
G: 160
B: 145
#00AE9D
C: 90
M: 0
Y: 50
K: 0
Pantone © 3275 C
R: 0
G: 54
B: 65
#003641
C: 100
M: 0
Y: 30
K: 80
Pantone © 316 C
R: 255
G: 255
B: 255
#FFFFFF
C: 0
M: 0
Y: 0
K: 0
Cores de apoio
R: 201
G: 210
B: 0
#C9D200
C: 30
M: 0
Y: 100
K: 0
Pantone © 382 C
R: 125
G: 182
B: 28
#7DB61C
C: 60
M: 0
Y: 100
K: 0
Pantone © 376 C
R: 73
G: 71
B: 157
#49479D
C: 85
M: 85
Y: 0
K: 0
Pantone © 2103 C
O logotipo do Sicoob possui diversas versões, visando melhor desempenho e flexibilidade para aplicação em diferentes mídias.
As regras gerais da marca, como aplicação sobre fundo de cor, usos incorretos etc., aplicam-se tanto a essa versão preferencial quanto às outras versões que serão apresentadas a seguir. Regras mais específicas, como espaço de arejamento e redução, serão apresentadas junto a cada versão da marca.
Aplicações Horizontais
Versão preferencial sobre
fundo de cor clara
Versão preferencial sobre
fundo de cor escura
Versão em verde escuro
Versão mono positiva
Versão P&B positiva
Versão mono negativa
Versão P&B negativa
Aplicações Verticais
Versão colorida positiva
Versão colorida negativa
Versão mono positiva
Versão mono negativa
Versão mono em
verde escuro
Versão P&B positiva
Versão P&B negativa
Usos incorretos
Não utilizar a versão digital do antigo manual
Não aplicar contorno deixando a marca vazada
Não utilizar cores fora da paleta monocromática autorizada
Não aplicar contorno à marca
Não modificar a proporção entre os elementos da marca
Não distorcer a marca
Não rotacionar a marca
Não aplicar sombra ou efeitos à marca
Não modificar as cores da marca
Não modificar a tipografia da marca
Não aplicar a marca sem algum de seus elementos componentes
Os ícones do Sicoob também podem assumir o papel de ilustrações para serem utilizados em materiais gráficos institucionais e promocionais.
O universo visual do Sicoob conta com um conjunto de padrões gráficos (patterns) para compor fundos e grandes áreas na composição dos layouts.
Tamanho pequeno:
Os padrões de tamanho pequeno podem ser usados em peças menores ou em espaços onde se deseja uma textura
mais sutil.
Tamanho médio:
Os padrões de tamanho médio podem ser utilizados em peças maiores ou em espaços grandes onde se deseja
uma textura mais presente.
Um dos principais elementos do universo visual do Sicoob é o conjunto de grafismos e boxes.
Inspirados no ícone da marca, eles conferem às peças um aspecto final daquilo que é feito pela comunicação do Sicoob. Esse conjunto é composto pelo box que recebe o logotipo e pelo box de informação.
Os grafismos cheios podem ser usados de forma prioritária, como vemos abaixo, ou em linhas, como abordaremos mais a frente.
Ângulos, cantos e sobreposição:
Assim como o ícone do Sicoob, os grafismos possuem três características principais: ângulos inclinados a
60º, cantos arredondados e sobreposição de camadas.
Composição:
Seguindo alguns preceitos básicos (ângulos retos ou em 60º e composição de 2 ou mais boxes) é possível
criar diversas possibilidades de composição.
Cores:
O box do logotipo deve ser aplicado sempre em verde escuro ou branco, dependendo do contraste da
imagem de fundo. Se a imagem de fundo for mais clara, o box é verde escuro. Se a imagem de fundo for
escura, o box é branco.
Já o box de informação pode ser usado nas cores de apoio da marca: turquesa, verde médio, verde claro e roxo.
O Sicoob possui um estilo próprio de ilustração, para utilização em materiais gráficos institucionais e promocionais.
Construção: As ilustrações podem ser feitas em cima de esqueletos, à mão livre ou baixando imagens de banco de nossa propriedade, sempre com atenção para de imagem.
A definição de brush
determina a espessura da
linha em volta da ilustração
em uma prancheta A4
Todos os desenhos podem se encaixar no nosso formato, sendo preciso apenas aplicar o brush da forma correta, respeitar as cores da nossa paleta e alterar o formato dos olhos, nariz e boca para o nosso estilo, para se familiarizar a unidade do Sistema.
Composição:
As cores são os principais elementos que ajudam nossa marca a ser reconhecida nas comunicações. É por
meio delas que transmitimos nossa personalidade e nos diferenciamos dos concorrentes.
Para compor o layout de uma peça do Sicoob, é necessário concatenar uma série de elementos.
Alguns elementos são básicos e imprescindíveis, outros são complementares.
Estes elementos são:
Logotipo
Box logotipo
Título ou Informação principal
Box de informação ou linha angulada
Informação adicional
Elemento de apoio à comunicação
Cores da marca, que podem aparecer
nas imagens ou nos grafismos