O que era apenas um programa, virou expectativa e tornou-se um hábito às sextas-feiras: Vai ter Pedal Legal? O projeto foi idealizado pelo grupo de ciclistas Pedal Catanduvas, que encontrou no Sicoob Valcredi Sul um de seus organizadores e um apoiador, junto com diversas empresas, entidades e imprensa do município.
O Pedal Legal, que tem sido sucesso desde o início de 2015, consiste em percorrer de bicicleta um percurso aproximado de 10 quilômetros pelas ruas da cidade. O passeio dura cerca de uma hora, com parada para hidratação e confraternização, num clima de descontração e amizade. O trajeto é modificado constantemente e um carro de som acompanha os ciclistas, para melhor motivá-los.
A primeira etapa do projeto foi desenvolvida em fevereiro de 2015. A segunda iniciou em novembro do mesmo ano e tem o término previsto para 21 de fevereiro de 2016. Na primeira edição, cerca de 50 pessoas participaram das pedaladas e o número vem aumentando a cada nova etapa.
No momento da inscrição, os participantes recebem um colete numerado que, além de ajudar na organização, proporciona um colorido ainda maior nas ruas da cidade. Durante o projeto são sorteados brindes e até mesmo bicicletas.
Além de combater o sedentarismo e incentivar a prática de exercício físico, o projeto contribui com vários benefícios para a saúde: combate o estresse, a depressão e a obesidade, reduz o risco de pressão alta e melhora a respiração entre outros. Além dessas vantagens, é uma boa oportunidade para fazer novas amizades.
Além do Sicoob Valcredi Sul e Pedal Catanduvas, que são os organizadores, participam e apoiam o projeto o Sest/Senat, Rotary Catanduvas, CDL, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Irmãos Comassetto, Viana Móveis e Eletro, Cicles Cruz, Sorveteria Tropical, Gráfica Blumem, Jr. Imóveis, Catanduvas FM, Catanduvas On Line e Jornal O Fato.