Com as taxas de juros em ritmo de alta, as cooperativas financeiras se destacam para as pessoas que buscam uma opção mais barata de acesso ao crédito.
A facilidade atraiu os consumidores e, com isso, no primeiro trimestre de 2015 as operações de crédito do Sicoob tiveram um crescimento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um volume de R$ 31,5 bilhões.
Em abril deste ano, a taxa média para Pessoa Física na modalidade de crédito pessoal no Sicoob Transcredi, por exemplo, foi de 2,75%, enquanto que no mercado financeiro a média foi de 3,34%, de acordo com dados do Banco Central do Brasil.
O Sicoob Transcredi possui um amplo portfólio de linhas de crédito, tanto para Pessoa Jurídica quanto para Pessoa Física. São linhas de crédito pessoal, consignado, cheque especial, microcrédito, capital de giro, conta garantida, desconto de títulos, cartão de crédito, entre outras, com custos financeiros inferiores aos praticados no mercado. Os juros do cheque especial também permaneceram mais atrativos em relação às demais instituições financeiras. No Sicoob Transcredi a média da taxa ao mês foi de 4,97% e, em contrapartida, o Sistema Financeiro Nacional apresentou média de 10,07%. Já o valor da taxa anual ficou em 77,95% nas cooperativas e no SFN 216,52%.