Tecnologia, pessoas, treinamentos, máquinas. A disputa pelos consumidores se mostra cada vez mais intensa entre as empresas. Não é fácil para uma organização alcançar uma posição de destaque no mercado. Sem investimento o trajeto será bem mais difícil, por isso, muitas empresas estão aproveitando a baixa da Selic para dar o impulso adequado aos seus negócios.
Segundo o Diretor Comercial do Sicoob Transcredi, Paulo Morés, ter em mente o
financiamento como solução adequada para a empresa se modernizar, crescer e inovar é, sem dúvidas, um bom começo. Apesar disso, é bom ter cuidado para não comprometer a
saúde financeira do negócio. Nem todos os empreendedores possuem capital para abrir ou ampliar a própria empresa, neste contexto, o financiamento se tornou valioso para diversas empreendedores, afirma.
COMO FUNCIONAM OS JUROS DOS FINANCIAMENTOS PARA EMPRESAS?
Um fator muito importante para avaliar se o financiamento é benéfico para o empresário é a taxa de juros. Ela consiste na remuneração que o cliente paga à instituição responsável por conceder o crédito.
Diretor Comercial do Sicoob Transcredi, Paulo Morés, a
taxa de juros é influenciada por aspectos como a inflação, os custos administrativos relacionados com a transação e a taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), utilizada pelo Banco Central (BC). Se a taxa Selic estiver baixa, os associados terão o benefício de taxas menores, portanto essa é uma boa oportunidade para quem precisar financiar, finaliza.
Os juros mais baixos contribuem para reduzir a inadimplência, que consiste no não pagamento do empréstimo em dia. Isso faz com que a
operação financeira seja mais custosa para o cliente, porque haverá a cobrança dos juros de mora pelo atraso na quitação das prestações.
QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE FINANCIAMENTO DISPONÍVEIS?
LINHAS DO BNDES: Quando o objetivo do financiamento é a ampliação da sua capacidade produtiva, as linhas de crédito do BNDES são uma boa opção, por oferecerem taxas de juros reduzidas, maiores prazos para pagamento.
CHEQUE ESPECIAL: O indicado é que o empresário utilize o cheque especial para dívidas que possam ser quitadas em poucos dias. Essa medida deve ser adotada para não prejudicar a capacidade da empresa honrar compromissos e de fazer novos investimentos.
CONTA GARANTIDA: Funciona de maneira semelhante ao cheque especial, porém apresenta, normalmente, juros mais baixos facilitando o pagamento. Ela se caracteriza por uma modalidade de crédito rotativo, que pode ser utilizada para diversos fins, como aquisição de equipamentos e compra de matérias-primas.
EMPRÉSTIMO: Nem sempre é viável fazer grandes
investimentos com recursos próprios. Por isso, é comum que os proprietários façam um
empréstimo para impulsionar o negócio. O Sicoob Transcredi disponibiliza para o empreendedor dinheiro necessário para crescer de forma sustentável.
As empresas de menor porte contam com
linhas de crédito que permitem usar os recursos para diversas finalidades, como:
- Fazer reformas ou benfeitorias no estabelecimento;
- Adquirir veículos que serão usados para as ações da empresa;
- Comprar equipamentos;
- Investir na aquisição de um imóvel;
- Capital de giro;
- Contratar uma assistência técnica para verificar as melhores alternativas para expandir a produção;
ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS: É uma
modalidade de crédito bastante utilizada, onde você pode descontar cheques, duplicatas e recebíveis. É uma maneira rápida de conseguir recursos financeiros que viabilizam o pagamento das despesas do negócio. Em vez de receber o dinheiro no prazo de 30 dias, o empresário já o adquire com mais agilidade.
GOSTOU DESSAS OPÇÕES?
Procure o Sicoob Transcredi mais perto de você e invista na sua empresa.