Nos dias 26 e 27 de outubro o Sicoob São Miguel, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou a 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o tema Saúde Mental.
[caption id="attachment_4045" align="alignleft" width="532"]
A 4ª SIPAT teve como tema a Saúde Mental[/caption]
Com o objetivo de repassar informações sobre as doenças psíquicas, como estresse e depressão, que atingem cada vez mais pessoas no cenário atual, objetivando melhor qualidade de vida, além de conscientizar os funcionários quanto à importância da saúde mental e psíquica na qualidade de vida e segurança no trabalho, foram realizadas palestras intituladas Adoecimento Psíquico: Um olhar diferenciado para saúde mental.
Abel Petter, profissional do Instituto Geral de Perícias (IGP), Suicidólogo, estudante e pesquisador nas áreas Criminais e Psicológicas e presidente do NAVISMO-CVV de São Miguel do Oeste/SC, apresentou de maneira dinâmica e enfática informações acerca das principais doenças psíquicas decorrentes de fatores biológicos e ambientais. Cerca de 5% dos nossos pensamentos são consciente e os outros 95% são totalmente inconsciente, muito de nossas emoções são relacionadas com nossos neurotransmissores e nossos hormônios - dopamina esta relacionado com prazer, serotonina com nossas alegrias, melatonina com o sono, entre outros - isso nos motiva a realizar atividades e práticas que gerem prazer, inclusive no ambiente de trabalho, ao contrário, estamos vulneráveis ao adoecimento mental, destaca.
Segundo Petter, a macrorregião de São Miguel do Oeste, que contempla 27 municípios, está em 2º lugar no ranking nacional de suicídios, estes na sua grande maioria relacionados a depressão. Acredita-se que a grande doença, que mais vai matar no futuro é a depressão. Esta doença é mais fácil de ser diagnosticada em mulheres do que em homens, normalmente as mulheres procuram ajuda com mais facilidade. Quando nos encontramos em uma fase de nossas vidas aonde alguns fatores fogem de nosso controle, temos que ter a consciência de buscar ajuda profissional, destaca Petter.
De acordo com Caroline Berto, integrante da CIPA, não é possível separar o campo pessoal do profissional, portanto para que o profissional desempenhe sua função com qualidade é necessário que o mesmo esteja sentindo-se bem fisicamente e emocionalmente. A CIPA tem como responsabilidade prezar pela qualidade no ambiente de trabalho, por isso sempre realiza ações voltadas para a saúde dos profissionais, seja física ou mental, completa Caroline.
[caption id="attachment_4046" align="alignleft" width="767"]
Profissionais que integram a CIPA[/caption]
[caption id="attachment_4047" align="alignleft" width="771"]
As ações da CIPA visam atender ás necessidades de melhorias no ambiente de trabalho e a da qualidade de vida dos funcionários[/caption]
[caption id="attachment_4048" align="alignleft" width="773"]
Abel Petter, profissional do Instituto Geral de Perícias (IGP)[/caption]
[caption id="attachment_4049" align="alignleft" width="777"]
Foram realizadas duas palestras, uma em São Miguel do Oeste e outra em Dionísio Cerqueira[/caption]