Desenvolver ações de maneira simples que vão além do negócio, beneficiando não somente o quadro social, mas também a comunidade, alinhadas aos princípios do cooperativismo, tem relação direta e significativa para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ODS 6 tem como intuito garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento básico para toda a população. Alinhado a esta medida, o Sicoob São Miguel desenvolve projetos que buscam a manutenção de nosso bem mais importante: a água.
[caption id="attachment_4776" align="alignleft" width="637"]
A Polícia Militar Ambiental e o grupo de Protetores Ambientais são parceiros no desenvolvimento dos projetos.[/caption]
Ao longo de 2017 o Sicoob São Miguel deu continuidade a projetos já existentes e adotou novas iniciativas. Em sua grande maioria, os projetos atuam com o objetivo da proteção e revitalização de cursos de água, por meio da implantação de cercas de arames de aço e madeira tratada que limitam o acesso ao leito dos rios, evitando a poluição e assoreamento, plantação de mudas de árvores nativas ou semeadura às margens protegidas, conscientização e educação ambiental, através do cultivo de plantas medicinais, produção de mudas nativas e alimentos orgânicos, além de estudos e análise acerca da fauna e flora, melhoria da qualidade e volume de água pela proteção de fontes e nascentes e a implantação de cisternas para coleta e armazenamento de água da chuva.
Segundo Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, a cooperativa adotou como bandeira a proteção das águas. No ano passado colocamos 58.500 metros de cercas, plantamos 18.500 mudas de árvores, foram 12 nascentes e fontes protegidas, construídos 10 hortos e viveiros, conseguimos proteger uma área total de 165.000 m² e beneficiar 51.130 pessoas, é muito gratificante, enfatiza.
Para o desenvolvimento das ações a cooperativa sempre conta com importantes parceiros, como Epagri, Polícia Militar Ambiental, prefeituras e secretarias municipais, agências de desenvolvimento, escolas e universidades, organizações não governamentais, ministério público, associações comerciais e empresariais, entidades de classe, clubes de serviço, grupos empresariais privados e sociedade civil.
Carlos Paganini, extensionista da Epagri de Paraíso, reconhece a parceira da cooperativa, há mais de 10 anos obtemos o apoio do Sicoob na parte financeira e também na capacitação e fornecimento de materiais didáticos para nossos projetos, que envolvem toda a comunidade para a melhoria da qualidade de vida do agricultor e preservação da natureza. Hoje nós temos o conhecimento para oferecer e muitas vezes não temos o recurso, é aí que surge a parceria com o Sicoob São Miguel, destaca.
<<<
Clique aqui e assista a entrevista >>>
[caption id="attachment_4777" align="alignleft" width="656"]
A cooperativa sempre conta com importantes parceiros em todas as etapas de realização dos projetos.[/caption]