Funcionários vêm sendo capacitados desde abril de 2014 e ação vai prosseguir em 2015
Além de investir numa sede nova com mais de 3.400 metros quadrados para melhor atender os associados e clientes, a instituição financeira cooperativa Sicoob Noroeste também tem mantido o investimento na capacitação da equipe. Entre eles está a consultoria na área de Recursos Humanos (RH). O trabalho foi iniciado em abril de 2014 e deve se estender durante praticamente todo o ano de 2015.
As atividades de consultoria baseiam-se no diagnóstico e formulação de soluções acerca da área de gestão de Recursos Humanos do Sicoob Noroeste.
A consultoria é conduzida pela administradora Adriana Salvi, mestre em Administração e especialista em Recursos Humanos. Segundo a profissional, o objetivo desse trabalho é reestruturar o setor, que hoje conta com duas pessoas responsáveis. A ideia é reorganizar todas as atividades necessárias para que o sistema de RH atenda às novas necessidades da instituição. Estamos formalizando alguns procedimentos, por meio de manuais e afins, sendo que há muito trabalho para ser feito.Por conta da demanda, a cada 15 dias a consultora faz uma visita à instituição.
Questionada sobre qual seria o resultado desse trabalho, Adriana explicou que num primeiro momento é a melhor integração da equipe e a capacitação do setor de RH. No médio e longo prazo, garante que haverá outras melhorias no atendimento ao associado e cliente. Quando tem gente preparada, motivada, uma equipe organizada e líderes capacitados, o resultado é um melhor atendimento. O investimento feito em pessoal não é uma coisa perceptível em curto prazo. É uma mudança que ocorre gradativamente, explicou.
Mesmo que muita coisa já tenha sido feita ao longo dos nove meses de trabalho, a consultora disse que constantemente novas demandas surgem, principalmente devido ao investimento na nova estrutura e na abertura de novos Pontos de Atendimentos na região, que demandam novas contratações.