Sicoob São Miguel, Sicoob Credicaru e Sicoob Transcredi, cooperativas do Sistema Sicoob Credivale foram premiadas no evento
Entre os dias 28 e 30 de setembro, o cooperativismo financeiro se reuniu para discutir Governança, Sustentabilidade e Inovação na 11a edição do Concred, evento promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e Sicoob Central Rio com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), na cidade do Rio de Janeiro. A abertura do evento teve a participação de dirigentes do Banco Central do Brasil, Confebrás, OCB/Sescoop, líderes cooperativistas entre eles o presidente do Sicoob, Henrique Castilhano Vilares, e o presidente do Sicoob ES e do FGCoop, Bento Venturim.
O Sicoob esteve presente durante os três dias de Concred com um estande na Feira Cooperativista, onde analistas e técnicos da instituição estiveram à disposição para orientar e passar informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela instituição. Além disso, os visitantes que passaram pelo estande puderam concorrer a brindes institucionais. O Sicoob Central Rio também marcou presença com um estande durante o evento com o mote O que é bom a gente compartilhadistribuindo Biscoito Globo, típico do Rio de Janeiro. O evento foi marcado também pelo lançamento do livro do diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, intitulado Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades.
Durante a abertura do congresso foi realizada a entrega do 4o Prêmio Concred Verde que destacou ideias inovadoras para mudar o mundo. O Sicoob foi vencedor em todas as categorias. O objetivo do prêmio foi fomentar, reiterar e incentivar as práticas das Cooperativas Financeiras relacionadas à responsabilidade socioambiental. Na categoria Equilíbrio ambiental as premiadas foram em primeiro lugar o Sicoob São Miguel, em segundo o Sicoob Credicaru e em terceiro a cooperativa Sicoob Crediriodoce. Na categoria Economia Funcional, o Sicoob Transcredi conquistou o segundo lugar.
Na categoria Economia Financeira os ganhadores foram o Sicoob Central ES na primeira colocação, Sicoob Transcredi na segunda posição e Sicoob Coopjus em terceiro. Já na categoria Harmonia Social os eleitos foram, em primeiro lugar, o Sicoob Credichapada, em segundo o Sicoob Uni e em terceiro a cooperativa Cooperforte.
A palestra Magna do evento, com o Presidente Executivo do Grupo Abril e quatro vezes eleito profissional do ano no Prêmio Caboré, Walter Longo, destacou os cenários de inovações tecnológicas que vivemos atualmente e como as mudanças têm modificado a gestão e o modelo de negócio das organizações. As empresas devem atuar de maneira mais efêmera para se tornarem perenes, assinalou. Destacou ainda a relação entre o atual panorama e o perfil das cooperativas. É necessário se adaptar a uma nova realidade que também é baseada na intercooperação.
O evento apresentou estações temáticas e debates com o especialista em Inovação e Conhecimento, Rivadávia Drummond, e o professor da escola de administração da Fundação Getúlio Vargas, Antonio Carlos Teixeira Álvares. Contou ainda com painéis internacionais, com o americano John McCloy, CEO da The Westerra Credit e o alemão Stefan Daferner, Project Manager International da ADG, que apresentaram uma visão do Cooperativismo Financeiro no exterior, além de painéis com diretores do Banco Central do Brasil.
O presidente do Bancoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, foi um dos debatedores no Talk Show - Decifrando a Economia para Superar a Crise com a Jornalista e apresentadora do segmento de economia e de finanças da Globo News, Denise Barbosa e o Economista, Doutor em Economia, professor da PUC/SP e Consultor de empresas sobre temas econômicos, Antônio Corrêa de Lacerda.