Você está em: Histórico de Notícias


20/10/16

No Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, presidente do Sicoob Creditran destaca modelo justo de negócio


Por Rui Schneider da Silva Presidente do Sicoob Creditran

As cooperativas de crédito, presentes em mais de 100 países, celebram sempre na terceira quinta-feira de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Este ano, o tema escolhido foi A verdadeira diferença, uma campanha mundial que intensifica a compreensão de quem faz a autêntica diferença na vida daqueles que são cooperados do ramo financeiro. Santa Catarina possui a maior rede do país, com mais de 1 milhão de associados e 40% de todas as agências bancárias.

Todos os municípios catarinenses são atendidos por pelo menos uma cooperativa que, entre outras vantagens, pelos seus princípios e modelo de negócio, investe todos os recursos nas próprias comunidades. Com isso, gera novos empregos e renda, desenvolve a economia e melhora a qualidade de vida das famílias. É um modelo justo que não visa lucro e os resultados financeiros retornam para os associados ao final de cada ano, porque os cooperados são, ao mesmo tempo, clientes e donos do negócio.

Uma cooperativa de crédito oferece os mesmos serviços e produtos de um banco, como conta corrente, poupança, cartões de crédito nacionais e internacionais, aplicações financeiras, crédito, seguros, consórcios, previdência privada e internet banking entre outros. As instituições financeiras cooperativas estão presentes em todos os estados brasileiros e no DF e oferecem uma ampla rede de atendimento, que inclui caixas eletrônicos e aplicativos para movimentar a conta diretamente do computador ou celular.

Todas essas vantagens e facilidades, no entanto, ainda esbarram em hábitos arraigados na cultura brasileira, como o de se acostumar com um banco e nele permanecer por longos anos, sem buscar opções mais vantajosas. Não são poucos os brasileiros e brasileiras que perdem dinheiro por não procurarem instituições financeiras que ofereçam mais vantagens, com crédito mais barato, juros e taxas menores, entre outros benefícios. Porque quem compara, não tem dúvida: para de perder dinheiro e se associa a uma cooperativa de crédito.


Voltar ao Site