Você está em: Histórico de Notícias


06/05/15

Empossado novo Conselho Fiscal da Central SC/RS


Efetivos: Valcir José Pscheidt, José Amarildo Costa e Eloi Guilherme Presotto

Em reunião conjunta dos Conselhos de Administração e Fiscal, o novo Conselho Fiscal do Sicoob Central SC/RS foi empossado na noite de 28 de abril, durante um jantar comemorativo, em Florianópolis. O novo Conselho tem como integrantes efetivos José Amarildo Costa (Sicoob Crediunião Rio Rufino), Eloi Guilherme Presotto (Sicoob Pinhalzinho Pinhalzinho) e Valcir José Pscheidt (Sicoob Credinorte Mafra), e como integrantes suplentes, Ana Rauber Balsan (Sicoob Transcredi Concórdia), Edson Fernandes Santos (Sicoob Credisc Florianópolis) e Ivonir Buss (Sicoob Credinorte Braço do Norte). Deixaram o Conselho Fiscal, cumprindo as determinações da Lei 5.764 e do Banco Central, que exige permanente revezamento, os conselheiros Lauri Inácio Slomski (Sicoob Oestecredi), Cândido Lucas Costa (Sicoob Creditran), Max Konradt Júnior (Sicoob Credicor) e Elizabete de Fátima Vivian Borba (Sicoob Credpom).

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, em nome dos conselheiros de Administração e dos funcionários da Central, agradeceu àqueles que estão deixando a função e deu as boas vindas aos novos integrantes. Destacou a importância dessa atividade que tem como principal atribuição exercer a fiscalização da administração da entidade, em relação à legalidade e à regularidade dos atos de gestão, em especial de gestão financeira e contábil. É ao mesmo tempo uma honra e uma grande responsabilidade o exercício desse cargo e espero que todos os eleitos contribuam para aprimorar o sistema e tornar o cooperativismo, cada vez mais, a melhor opção financeira para os catarinenses, gaúchos e brasileiros.

Max Konradt Júnior, que deixou o cargo de conselheiro Fiscal, depois de exercê-lo por duas vezes, agradeceu aos membros do Conselho de Administração, aos funcionários da Central. Ressaltou que seria bastante didático se todos os presidentes pudessem passar por essa experiência, para ter uma visão mais integrada do sistema e não apenas da sua cooperativa.

Ana Rauber Balsan, que assume como suplente, disse que o Conselho deve contribuir para a consolidação do sistema e enfatizou que todos os esforços devem ser empreendidos para que a essência do cooperativismo seja mantida. Estamos crescendo e precisamos continuar a crescer, mas sem perder tudo aquilo que nos diferencia das demais instituições financeiras, que são os nossos princípios democráticos de acesso ao crédito e prestação de serviços, com agilidade, qualidade e uma visão mais humana da sociedade.

O conselheiro de Administração Antônio Sbissa mencionou a importância de aprimorar a gestão e citou o presidente de uma grande empresa, presente em vários países, para quem nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos. Acrescentou que a diversidade de pensamento é bem-vinda, mas sempre com um espírito de união e solidariedade, que tanto caracterizam o cooperativismo de crédito. Finalizou citando o político, pensador, jornalista, filósofo e poeta José Martí: O melhor jeito de dizer é fazer.

Valcir José Pscheidt, eleito para o Conselho Fiscal que tem mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2016, afirmou que o objetivo é somar e contribuir para melhorar o sistema.

Elói Guilherme Presotto, que já foi do Conselho de Administração e passa para o Conselho Fiscal, agradeceu a confiança dos demais presidentes do G-7 (grupo que compõem as cooperativas do Oeste de Santa Catarina) e disse que sua vida no cooperativismo tem sido pautada pelo constante aprendizado. Sempre que não sei algo, procuro me informar com quem possa esclarecer e é assim que a gente aprimora o que faz e amplia a nossa capacidade de fazer uma boa gestão. Explicou que as eventuais divergências sobre a condução e os caminhos do cooperativismo de crédito são salutares e ajudam no crescimento dos dirigentes, dos funcionários e no melhor desempenho das cooperativas e todo o sistema.

O conselheiro Ivonir Buss agradeceu a confiança de poder integrar o Conselho, pois assumiu há pouco tempo a presidência do Sicoob Creditran, e afirmou que são muitos os desafios, mas a vontade de aprender e contribuir para o avanço do cooperativismo de crédito é ainda maior.

O conselheiro Cândido Lucas Costa, que está deixando o Conselho Fiscal, agradeceu ao Conselho de Administração e funcionários da Central disse que, de fato, o trabalho na cooperativa é diferente do que acontece na Central e, por isso, o exercício do cargo é também de grande aprendizado.

José Amarildo Costa, que assume o Conselho Fiscal, fez um agradecimento ao grupo de cooperativas da Serra, que tem procurado fazer um revezamento nas indicações para os diversos cargos e funções do sistema, com o objetivo de aprimorar a experiência de cada presidente de cooperativa. Somos um conjunto, um sistema, e sabemos pela experiência do cooperativismo que unidos somos mais fortes para superar as dificuldades que se apresentam, contribuindo para oferecer serviços e produtos cada vez melhores aos nossos associados.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site