No dia 29 de junho, encerraram-se os trabalhos de formação de mais uma turma do curso Qualidade Total Rural, também conhecido como QT Rural. O curso foi viabilizado através de uma importante parceria entre Sebrae, Senar, Aurora, Cooper A1, Sicoob Creditapiranga e o Sescoop, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O curso faz parte do programa de desenvolvimento dos empreendedores cooperativistas, e é a sequência do curso De Olho na Qualidade Rural. Na região, é coordenado pela Aurora, com organização da Cooper A1, e apoio do Sicoob.
O QT Rural é um programa de formação profissional rural que busca aumentar a produtividade e rentabilidade dos produtores, produzir com qualidade, reduzir os custos e dar ênfase as atividades de maior valor agregado, ou maior retorno ao capital empregado. Como consequência, tem-se a melhoria do ambiente de trabalho. Segundo Joel José Pinto, coordenador do programa na Aurora, o objetivo é formar produtores cada vez mais organizados e cientes de que a boa gestão conduz a excelência produtiva, aspecto considerado essencial no mercado atual e que gera o diferencial competitivo.
Além do coordenador do programa na Aurora, estiveram presentes no encerramento do curso, o vice-prefeito do município de Itapiranga, Inácio Oswald, presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, presidente da Cooperativa A1, Élio Casarin, gerente da unidade local da Cooper A1, Elisiane Tavares e o secretário municipal da agricultura de Itapiranga, Eusébio Tavares.
Segundo o presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, as cooperativas buscam com o programa cumprir com o 5º, 6º e 7º princípios do cooperativismo, educação formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. Além disso, salientou que o segredo do sucesso do empreendedor rural é dar continuidade ao conhecimento recebido, colocando-o em prática e desafiando-se sempre a evoluir.
No curso, 19 famílias receberam mais conhecimentos e formação acerca da implementação de habilidades gerenciais em suas propriedades rurais através da análise da qualidade, solução de problemas, indicadores socioeconômicos, ciclos de melhoria, construção de visão estratégica, planejamento e avaliação, melhoria continua e garantia da qualidade.