O Sicoob Credisulca foi destaque em reportagem do Diário Catarinense do último domingo, 17 de agosto, que abordou o setor do cooperativismo de crédito em Santa Catarina. A reportagem de Angela Winter, na página 26 do DC, também foi publicada no DC Online, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Hora de Santa Catarina e O Sol Diário jornais do grupo RBS , e mostrou que as cooperativas possuem uma rede de atendimento que corresponde a 40% de todas as instituições financeiras no Estado e que, juntas, faturaram em 2013 um total de R$ 1,9 bilhão, com quase 1 milhão de sócios. O Sicoob Credisulca possui mais de meio milhão de associados e está presente em 76% dos municípios catarinenses. O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva disse que a meta é chegar a todos os municípios catarinenses. O Sicoob Credisulca também possui agências em oito municípios do Rio Grande do Sul e oito do Paraná.
Segundo o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o número de cooperados no setor aumentou 16% de 2012 para 2013. As cooperativas de crédito oferecem os mesmos produtos e serviços do sistema bancário tradicional, porém, com custos menores e personalizados de acordo com a realidade dos associados, explicou o presidente da Ocesc.
A reportagem esclarece que os clientes são donos e usuários da instituição financeira, participando da administração e também dos resultados, que retornam para os associados proporcionalmente às operações e movimentações realizadas.
O Sicoob é hoje a maior rede de cooperativas de crédito do país e de Santa Catarina. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal. O Sicoob possui o segundo maior número de agências no estado catarinense e é também o segundo maior financiador da safra agrícola no Estado.
Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.