Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Bancoob, apresentou os principais objetivos e princípios do Código de Ética
O Sicoob Central SC/RS promoveu de 25 a 29 de abril a Semana da Ética, que contou com uma palestra do diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada. O objetivo da campanha é disseminar o novo Código de Ética do Sicoob, instituído na Central SC/RS e repassar o método utilizado pela Central para as cooperativas filiadas.
Entre as ações, além da palestra, foram realizadas atividades que pontuaram na Olimpíada da Ética. As pontuações foram realizadas através de caça-palavras com alusão ao tema, confecção de cartazes ilustrando o Código de Ética e suas virtudes e realização da atualização do curso de Ética no Sicoob Universidade. Os funcionários que atingiram nota igual ou superior a sete na Olimpíada ganharam brindes em um evento de encerramento da Semana, com café da manhã.
O Código de Ética do Sistema Sicoob está referenciado em valores individuais e sistêmicos. Os valores individuais são: I. transparência; II. comprometimento; III. respeito; IV. ética; V. solidariedade; VI. cooperação; VII. responsabilidade. Para tal, os componentes da estrutura organizacional se referenciam nas seguintes virtudes: I. honestidade: probidade, honradez, decência e respeito nos relacionamentos pessoais e para com os bens de terceiros; II. zelo: preocupação, diligência e empenho com as tarefas assumidas; III. sigilo: sigilo com o conhecimento e manuseio de informações corporativas e de terceiros; IV. competência: dedicação e capacitação constante para o cargo exercido; V. prudência: cautela, precaução, ponderação e sensatez nos julgamentos e nas decisões; VI. humildade; conhecimento das próprias limitações, modéstia e simplicidade; VII. imparcialidade; equidade e isenção nas avaliações e julgamentos; VIII. justiça: atitude em conformidade com o que é direito, legal e justo; IX. fortaleza: firmeza e responsabilidade frente aos perigos inerentes à própria existência, bem como às adversidades e desventuras; e X. temperança: moderação, comedimento, sobriedade e parcimônia nas atitudes.
A conduta profissional de todos os componentes das entidades integrantes do Sistema Sicoob está referenciada nos seguintes princípios sistêmicos: I. respeito à quaisquer diferenças, sejam sociais, culturais, etárias, físicas, religiosas, de gênero, de raça, de orientação sexual, de condição social e de opção político partidária, entre outras; II. manutenção de relações de trabalhos justas e repúdio a qualquer espécie de exploração do trabalho, inclusive do menor, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos; III. manutenção de ambiente de trabalho saudável, caracterizado pela consideração, confiança mútua, transparência e credibilidade; IV. excelência no atendimento ao público interno e externo; V. promoção da educação e de capacitação contínuas dos componentes da estrutura organizacional; VI. preservação do direito à privacidade dos componentes da estrutura organizacional.