Plateia que lotou o auditório questionou os participantes sobre as estratégias que permitiram o crescimento mesmo durante a crise econômica
A RBS TV promoveu na noite de 9 de maio, em Itajaí, o segundo painel SC Que Dá Certo projeto que tem o patrocínio do Sicoob Credisulca. Os painelistas Rogério Siqueira, do Beto Carrero, Cassiano Fuck, da Caviar Brasil e Bruna Vieira, do Café du Centre, dividiram suas experiências de sucesso com o público que lotou o auditório da Univali.
Empresários, autoridades e interessados pelo tema ouviram e questionaram os participantes sobre as estratégias que permitiram o crescimento mesmo durante a crise econômica. Após as apresentações a plateia participou de um debate mediado pelo apresentador do RBS Notícias, Fabian Londero. Essa é a segunda edição do projeto SC Que Dá Certo em 2017. O evento ainda vai passar por outras quatro cidades catarinenses.
O preço de um sonhoO diretor-presidente do Beto Carrero, Rogério Siqueira, falou sobre os desafios de coordenar o maior parque temático da América Latina e um dos maiores do mundo. Em 2016, mesmo em meio à crise, o parque teve um aumento no número de visitantes e as vendas online cresceram 70%. Rogério também destacou as parcerias com empresas internacionais de entretenimento e projetos com a Escola Bolshoi do Brasil e o projeto Tamar.
"Eu coordeno um time que aprendeu a sonhar o sonho de um grande empreendedor, que sonhou um dia ter um empreendimento e nunca desistiu. Um sonho não tem preço e todos os funcionários sabem a importância de manter esse legado".
O valor da persistênciaCassiano Fuck, proprietário da Caviar Brasil, falou sobre a dificuldade em produzir um produto que ainda é desconhecido para a maioria dos braileiros. A bottarga, um produto feito com a ova da tainha é conhecido como o caviar brasileiro e é muito apreciado em países da Ásia e Europa.
A gente queria fazer uma bottarga melhor que as produzidas no exterior, mas ninguém aqui no Brasil conhecia o produto e isso era um grande desafio. Mas, o primeiro passo para o negócio dar certo é acreditar no seu poduto. Hoje, a nossa bottarga é reconhecida internacionalmente pela qualidade.
Excelência no atendimentoQuando as irmãs Paula e Bruna Vieira começaram a pintar as paredes da própria cafeteria não imaginaram o sucesso do Café du Centre, que começou em Itapema. Bruna Vieira lembrou as dúvidas no início do negócio e destacou a excelência no atendimento e a qualidade dos produtos como diferenciais do empreendimento. No ano passado a rede de franquias faturou R$ 6,3 milhões, apenas um ano depois de ter aberto a primeira franquia. Em 2017, já são 15 unidades nos Estados da região Sul.
"Usamos a criatividade para criar o nosso negócio e conseguimos trazer a Paris dos nossos sonhos para a nossa cafeteria. Como se tratam de produtos artesanais a preparação demora um pouco mais, por isso temos foco em espaços pequenos com, no máximo 150 metros quadrados e 18 mesas, porque prezamos pela qualidade tanto no produto quanto no atendimento".
O projeto SC Que Dá Certo conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Próximos painéis:23/5 Jaraguá do Sul Auditório do Sesi.
6/6 Tubarão Auditório da Acit.
20/6 Videira Auditório da Unoesc.
4/7 Concórdia Auditório do Sicoob Crediauc.