Cooperativas da região realizaram várias ações voluntárias, de saúde, lazer, doações e um almoço solidário para ajudar hospital
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promoveram no dia 1º de julho, em todo o território nacional, o Dia C Dia de Cooperar, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo (sempre no primeiro sábado de julho). O Dia C é um compromisso das cooperativas brasileiras em busca de um mundo mais justo e solidário. São milhares de ações voluntárias numa grande corrente do bem.
Em São João do Oeste, as quatro cooperativas locais se uniram para realizar uma programação diferenciada. Coopafa, Cooper A1, Sicoob e Sicredi organizaram um dia diferente, na Praça da Matriz e Pavilhão Comunitário. A programação teve inicio às 10 horas, com mateada, brinquedos infláveis gratuitos para crianças e tenda da saúde, com testes de glicemia e pressão arterial. Ao meio-dia, foi servido o almoço cooperativo, que reuniu mais de 800 pessoas, com lucro revertido para o hospital do município.
Em Itapiranga também foi realizada uma programação especial no sábado, Dia Internacional do Cooperativismo, com parceria entre as cooperativas Cooper A1, Sicoob, Cooper Seara e Cooafi. O evento foi ralizado em frente à Cooper A1, e teve inicio às 9 horas. Até o dia 15 de julho, a população poderá participar da programação, por meio de doação de livros e brinquedos nos pontos de coleta das empresas parceiras.
Em Tunápolis, a programação do Dia de Cooperar teve inicio no dia 30 de junho, com ação conjunta entre as cooperativas Sicoob e Cooper A1, nos municípios de Tunápolis e Santa Helena, beneficiando a Sociedade Hospitalar de Tunápolis, por meio da coleta de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. O recolhimento das doações será feito até o dia 20 de julho, nas unidades do Sicoob e Cooper A1, em ambas as cidades.
O presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, agradeceu a todos que voluntariamente contribuíram e que continuam a contribuir junto a essa grande corrente do bem. Acrescentou que, através de ações como essas, a cooperativa reafirma o sétimo princípio do cooperativismo, que trata do interesse pela comunidade. Dessa forma, mantém a constante consolidação da sua missão que é a de promover o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados e comunidade em geral através da implementação de políticas financeiras e prestação de serviços.