Dados divulgados mostram que se as 300 maiores cooperativas fossem um país seriam a sétima economia do mundo
A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) lançou recentemente o Monitor Global de Cooperativas edição 2016. O lançamento foi feito pela presidente da ACI, Monique Leroux, em Québec, no Canadá, por ocasião da III Cúpula Internacional de Cooperativas. Com o objetivo de demonstrar o potencial econômico do movimento cooperativista em todo planeta, o Monitor lista as maiores cooperativas do mundo, de acordo com seu faturamento bruto e faturamento per capita, ou seja, o valor dos negócios das cooperativas, dividido pelo seus cooperados.
O monitor lista também as maiores cooperativas por ramo de atuação. De acordo com os dados divulgados na quinta edição, a soma dos faturamentos das 300 maiores cooperativas do mundo atingiu a cifra de US$ 2,5 trilhões. Se estas cooperativas juntas fossem um país, seriam hoje a sétima economia do mundo, superando o PIB do Brasil e da Rússia.
Este número representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Para chegar a estes números, a ACI coletou, em parceria com o Instituto da União Europeia para a Pesquisa em Cooperativismo e Economia Social (Euricse), informações de cooperativas em todo o planeta. A publicação completa está disponível em monitor.coop.