Você está em: Histórico de Notícias


27/11/18

Inovação é o caminho do Cooperativismo de Crédito


No centro do Espaço de Negócios, com 22 expositores, a Arena Protagonismo e Sinergia reuniu muitos interessados em cases e palestras

O impacto da inovação e das soluções digitais no cotidiano, as implicações da emoção humana num mundo em transformação e as mudanças esperadas na economia brasileira a partir de 2019, com o novo Governo Federal, foram alguns dos temas principais do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito 12º Concred, encerrado sexta-feira, dia 23 de novembro, em Florianópolis, no CentroSul.

Durante os três dias do evento, mais de 2 mil lideranças cooperativas do País acompanharam as informações sobre o posicionamento do setor nos mercados nacional e internacional, conheceram experiências de sucesso das áreas de inovação e de sustentabilidade e ainda refletiram sobre como gerenciar negócios no mundo contemporâneo. O 12º Concred foi promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), com o apoio das filiadas Sicoob Central SC/RS e Unicred SC/PR, e apoio institucional do Banco Central do Brasil e do Sebrae Nacional.

Otimismo com a economia

O talk show sobre o Cenário Econômico e Político, com Roberto Padovani, economista-chefe do Grupo Votorantin, e com a jornalista Cristiana Lôbo, analista da Globo News, foi mediado por Kedson Macedo, presidente da Confebras. Os convidados apresentaram uma visão otimista e de esperança com o novo governo. Padovani destacou que o novo ciclo econômico é positivo. O que deve ser feito de imediato é a reforma da Previdência, que irá destravar o país. Hoje as contas públicas estão desarrumadas, há descontrole das dívidas e os gastos do governo são com folha de pagamento, metade com a Previdência. É preciso parar a sangria, estabilizar a dívida e assim recuperar a confiança dos investidores, defendeu Padovani.

Para a jornalista Cristiana Lôbo, o futuro governo tem condições políticas e popularidade capazes de aprovar as reformas necessárias. Creio que terá apoio, em especial nos primeiros seis meses, se não cometer nenhum erro grave. Este será um governo completamente diferente dos que já tivemos, pois se o Congresso Nacional tentar barrar alguma proposta importante, o presidente deverá ir às redes sociais denunciar. E isso pode funcionar, afirmou.

Mercado, emoção e inovação

Ao lado dos palestrantes nacionais e internacionais que trataram da importância e das perspectivas de crescimento do cooperativismo de crédito, os participantes do Concred conheceram um pouco do novo mercado impulsionado pela inovação tecnológica contínua, nas palestras de Martha Gabriel, autora do best-seller Marketing na Era Digital, e do CEO da SambaTech e Top Linkedin InFluencer, Gustavo Caetano. Já a dimensão humana que este novo mundo traz, inclusive na nova geração de nativos digitais, foi foco das palestras da poetisa e psicanalista Viviane Mosé, do professor Dado Schneider e do especialista em marketing digital e neuromarketing, Fernando Kimura.

O Concred, que é o maior evento latinoamericano do setor, realizado a cada dois anos, também apresentou um Espaço de Negócios, com 22 expositores e, pela primeira vez, o Espaço FintechCoopLab. Doze startups de todo o país, responsáveis por soluções inovadoras para o setor financeiro, apresentaram seus serviços aos cooperativistas participantes do congresso. Fábio Gonsalez, CEO da Plataforma TOQ e diretor do FintechLab, organizou o espaço e celebrou a boa experiência. Ele destaca que os bancos tradicionais já descobriram as startups e sua capacidade de unir agilidade e resultado. A aproximação das startups com as cooperativas é muito fácil, é preciso apenas uma visão mais ativa, como a que foi apresentada pelas palestras do Concred, afirmou.

Outra área muito concorrida do Congresso foi a Arena Protagonismo e Sinergia, com a apresentação de palestras e cases sobre inovação, equidade de gênero nas cooperativas, educação cooperativista e financeira e o futuro do cooperativismo, entre outros assuntos.

Carta de Florianópolis

No final do evento, foi lida a Carta de Florianópolis aos participantes, que trata dos temas de governança e regulação, além da intercooperação, que tem um peso muito grande no Sistema. Além de ser divulgada junto a todas as cooperativas singulares e Centrais integrantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, a Carta será encaminhada ao Congresso Nacional e ao Executivo Federal.

Na avaliação do presidente da Confebras, Kedson Macedo, o evento serviu para debater os grandes temas do cooperativismo sem preconceito diante de uma plateia gabaritada de todo o Brasil. O terreno foi fértil para o relacionamento e a troca de boas práticas Isso nos dá a tranquilidade do dever cumprido, concluiu Macedo. A próxima edição do Concred será realizada em 2020 na Região Nordeste do País.





Fonte: M.Bertelli Comunicação. Fotos: Celso Vicenzi/Sicoob Central SC/RS e Imagem e Arte. 

Voltar ao Site