Você está em: Histórico de Notícias


30/01/18

Cooperativas se comprometem com objetivos da ONU


A plataforma é parte da campanha mundial da Aliança para unir e fazer as cooperativas participarem dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Durante 2017 as cooperativas continuam a mostrar seus compromissos com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, utilizando a plataforma da Aliança Cooperativa Internacional www.coopfor2030.coop.

Enquanto um informe recente da PwC mostrou que de cada uma em cada cinco empresa estão ignorando ou não tem um compromisso significativo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, as cooperativas estão liderando.

Desde seu lançamento em julho de 2016, a plataforma Coopspara2030 já atraiu quase 300 compromissos de 100 cooperativas, algumas com mais de um compromisso. Estas incluem cooperativas e associações.

A plataforma é parte da campanha mundial da Aliança para unir e fazer as cooperativas participarem no processo de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. A sustentabilidade é também uma das cinco prioridades do Plano de Ação para uma Década Cooperativa. A estratégia da Aliança é levar a cooperação para alcançar o próximo nível até 2020.

Entre as organizações que estão comprometidas, destaque para a Associação Nacional Empresarial Cooperativa dos Estados Unidos (NCBA Clusa). A organização profissional se comprometeu a prover água limpa, abundante e acessível para 25 mil pessoas em 90 aldeias produtoras de café na Indonésia através do projeto Água Cooperativa para saneamento e saúde.

Até 31 de março de 2017, o projeto na Indonésia havia fornecido água limpa, abundante e acessível para 28.580 pessoas em aldeias que produzem café, o que permitiu que 100% dos membros da comunidade pudessem utilizar novos sistemas de água.

Também está construindo 50 sistemas de água e ofereceu formação a 54 comitês administrativos de água para organizar trabalhadores voluntários para a construção e manutenção dos sistemas.

Em Gana, a Sociedade Cooperativa da Liga dos Jovens Agricultores (Young Farmers League Cooperative Society) se comprometeu em aumentar a margem dos benefícios dos agricultores pequenos no país para minimizar as atividades de intermediários ao longo das cadeias de distribuição. A cooperativa também se propôs a conectar os agricultores pequenos e compradores através do primeiro mercado on-line para agricultores, chamado Akuafo Market.

No Japão, a Cooperativa Agrícola Fukushima Mirai (JÁ Fukushima Mirai) se comprometeu a aumentar a produção agrícola até 2020 em suas áreas mais do que o nível antes do grande terremoto no leste do Japão. A cooperativa alcançará seu objetivo para a recuperação das terras de cultivo, contaminadas com a radioatividade, e prover produtos agrícolas seguros para as pessoas da comunidade.

A plataforma sugere quatro áreas de ação para as cooperativas: proteger o meio ambiente, melhorar ao acesso aos produtos agrícolas e serviços básicos, construir um sistema de alimentos mais sustentáveis e erradicar a pobreza.

Conheça mais sobre a campanha no site www.coopsfor2030.coop.





Fonte: EasyCoop com informações da Aliança Cooperativa Internacional.

Voltar ao Site