Preocupados com a repercussão negativa que reportagem sobre a violação na segurança dos meios de pagamentos eletrônicos no país, com foco no chip dos cartões de crédito, exibida pelo programa de televisão Fantástico, no dia 16/11/2014 possa ter causado, segue abaixo a CCI 136/2014 que esclarece alguns pontos referente a segurança na utilização dos cartões com chip:
1. Em primeiro lugar, é preciso elucidar que, aparentemente, o que aconteceu no caso apresentado na reportagem foi com uso de cópia de alguns dados públicos e não precisamente uma clonagem de chip (cópia perfeita do cartão original). Além disso, o bluetooth não tem a capacidade de clonar cartões, a tecnologia era apenas o meio usado para enviar os dados capturados pela máquina adulterada.
2. Os casos mostrados foram suscetíveis a dano, pois algumas instituições não programaram todos os mecanismos de autenticação disponíveis, como por exemplo, validação da criptografia que garantem maior segurança às transações.
3. Os cartões emitidos pelo Bancoob já usam a criptografia para inibir esse tipo de dolo. Esse processo torna o pagamento com o chip mais seguro do que as transações realizadas via tarja magnética, que não possuem essa tecnologia.
4. Adotamos também mecanismos de prevenção e, caso alguma transação de compra não esteja no perfil de consumo do portador, são enviadas mensagens de alerta e, em algumas situações, o cartão é bloqueado preventivamente.
5. Vale lembrar que em 2013, segundo apurado pela área de gerenciamento de riscos da MasterCard, o Bancoob foi o primeiro colocado no ranking de prevenção a fraudes entre as instituições financeiras emissoras de cartões no Brasil. Manteve-se nessa posição ao longo de todos os meses do ano.
6. Destacamos que ainda não há registro, no mercado brasileiro, de fraudes em transações de compras realizadas com leitura de chip.
7. Ressaltamos também que o Bancoob está presente nos Comitês de Prevenções à Fraude, acompanha o assunto e alinha sua atuação e desenvolvimento com os principais bancos. Com isso, trabalha para sempre proporcionar segurança às transações com o produto cartão, inclusive com a implantação de novas tecnologias.