Os integrantes do Conselho Fiscal do Sicoob Central SC/RS foram empossados no cargo durante reunião de Dirigentes, realizada dia 3 de junho, no Hotel Faial, em Florianópolis. A gestão dos eleitos vai até 2020. Integram o Conselho Fiscal como efetivos, Arli Zegatte, Donato Semprebon e Antonio Abilio Mantovani, e como suplentes, Candido Lucas Costa, Edson Fernandes Santos e Pedro Locks.
Segundo o Manual de Orientação para o Conselho Fiscal, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), aos conselheiros fiscais cabe a importante função de zelar pela transparência e austeridade na utilização dos recursos, o que vai impactar diretamente no melhor retorno aos cooperados. Eles atuam como verdadeiros guardiões da execução da estratégia e do orçamento, tarefa essencial para se garantir a saúde econômico-financeiro da sociedade cooperativa.
Sobre o Sicoob
O Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, com 4,4 milhões de associados. Está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 466 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora e previdência), que são provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.
A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil e 900 pontos de atendimento em 1.592 municípios.
O Sicoob oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com muitas vantagens, já que os resultados retornam para o bolso do cooperado, que é cliente e dono do negócio. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados soluções financeiras completas, como serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros.
O Sicoob possui tecnologia de ponta em aplicativos e internet banking que facilitam o atendimento de pessoas físicas e jurídicas. Elas podem movimentar a conta corrente de qualquer lugar onde estejam, com acesso a pagamentos, transferências, cartões e outros serviços.
SC e RS
Em Santa Catarina, o Sicoob está presente em 261 municípios (88% do total), além de 38 no Rio Grande do Sul e 20 no Paraná. São 467 pontos de atendimento para estar cada vez mais próximo dos associados. O Sicoob SC/RS possui mais de 900 mil associados e ativos de R$ 14,5 bilhões. É a segunda instituição financeira com o maior número de agências em Santa Catarina e também a segunda que mais financia o produtor rural (atrás apenas do Banco do Brasil). No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.
Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.