"As cooperativas são inovadoras e criativas e promovem uma matemática em que 1+1 é igual a 03". Com essas palavras, o Papa Francisco encorajou as cooperativas a globalizarem a solidariedade. O discurso foi proferido na manhã do dia 28 de fevereiro, quando o Pontífice se encontrou com cooperativistas italianos de diferentes ramos. Na ocasião, foram apresentados testemunhos de organizações que, partindo de problemas sociais de difícil resolução, encontraram no método cooperativo a solução.
Durante o encontro, o Papa destacou o caráter inovador e criativo das cooperativas, exortando-as a globalizarem a solidariedade entre os povos. O líder da Igreja Católica também apresentou cinco encorajamentos para a atividade das cooperativas: ser o motor de desenvolvimento das comunidades locais; atuarem como protagonistas de novas soluções de bem-estar, sobretudo na área da saúde; a economia e sua relação com a justiça social; harmonizar o trabalho com a vida familiar; e investir bem nas soluções encontradas colocando em comum os meios, pagando justos salários.
No final de sua intervenção, Francisco estimulou as cooperativas a lutarem honradamente contra as manipulações do mercado.
Ocemg
Fonte: http://www.easycoop.com.br/Noticias/View.aspx?IDC=228660&ID=29007