O sonho de construir uma cooperativa começou com um grupo de 33 agricultores, que em 08 de novembro de 1984, assinaram a ata que constituiu a Cooperativa de Crédito Rural do Alto Uruguai Catarinense. Durante 22 anos, de 1984 até 08 de novembro de 2006, a cooperativa de crédito atuou somente no segmento rural, até que submeteu a apreciação do Banco Central do Brasil, projeto para transformação em cooperativa de livre admissão de associados, passando a operar neste novo regime após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária. A área de ação compreende 14 municípios do Alto Uruguai Catarinense e na atualidade o Sicoob Crediauc conta com mais de 35.000 associados e mais de 200 colaboradores.
São 32 anos de uma cooperativa construída com muito trabalho e respeito aos associados. Neste momento é fundamental reconhecer a visão que os 33 sócios-fundadores tiveram a criar o Sicoob Crediauc. Hoje temos o orgulho de sermos a maior cooperativa de crédito do Alto Uruguai Catarinense. No ano de 2006, nossa cooperativa deu um importante passo em sua trajetória, quando iniciamos o processo de livre admissão, assinala a presidente do Sicoob Crediauc, Maria Luisa Lasarim. Neste período de 32 anos de atuação, temos a certeza de que a cooperativa tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da região, acrescenta,
História que deu certo
O Sicoob Crediauc surgiu com a intenção de facilitar a vida do produtor rural na hora de buscar serviços financeiros. Com o passar do tempo, superou até as previsões mais otimistas e acabou se transformando numa das maiores cooperativas de crédito de Santa Catarina. Os primeiros 33 cooperados do Sicoob Crediauc participaram da assembleia de fundação no dia 8 de novembro de 1984, na Associação dos Motoristas, em Concórdia. Entre as pessoas que assinaram a primeira ata estão o ex-presidente João Rech Netto, o presidente do Sicoob SC Rui Schneider da Silva, o ex-deputado federal Odacir Zonta, e o presidente da Copérdia Valdemar Bordignon. O funcionamento da cooperativa de crédito foi autorizado pelo Banco Central em 7 de março de 1985, através do certificado (chamado oficialmente de carta patente) número 817. A autorização dada pelo Banco Central permitia que a cooperativa atuasse nos municípios de Concórdia, Seara, Itá, Ipumirim, Ipira, Xavantina, Peritiba e Piratuba. Em 18 de junho de 91, o Banco Central aprovou a ampliação da área de atuação. Assim, foram incluídos os municípios de Lindóia do Sul, Arabutã, Presidente Castello Branco, Alto Bela Vista, Arvoredo e Paial, completando a atual abrangência. No dia 9 de dezembro, o Sicoob Crediauc inaugura a nova sede em Concórdia, na Rua Dr. Maruri. Com isso, a cooperativa terá quatro pontos de atendimento na cidade polo do Alto Uruguai Catarinense.